Brasil Blogado » Biologia » Qual o objeto de estudo da biologia molecular

Qual o objeto de estudo da biologia molecular

Leia no artigo a seguir, qual é o objeto de estudo da Biologia Molecular, o que ela é, e quais são algumas de suas técnicas.

     

A Biologia Molecular é uma disciplina científica, que tem como objetivo principal o estudo dos processos que se desenvolvem nos seres vivos, dentro do ponto de vista molecular. Sendo assim, ela vai estar relacionada: a Genética, Bioquímica, Citologia, Microbiologia e outros. Contudo os seus objetos de pesquisa utilizados vão ser praticamente os mesmos da Biofísica, Bioquímica e Biologia. Sendo assim, os biólogos que atuam nesta área, vão acabar usando em suas análises métodos: qualitativos, quantitativos, químicos, o conhecimentos de Química Orgânica e também a Microbiologia, principalmente os estudos que estiverem voltados para os vírus e micro-organismos

Mas além disso tudo, o foco principal  dos estudos, estão na estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Ou seja, ela investiga as interações dos sistemas celulares, incluindo sempre a relação entre DNA, RNA e síntese proteica. No mais, o campo de estudo como um todo é muito complexo, pois acaba abrangendo várias áreas da química, principalmente a genética e bioquímica.

Enfim, a bioquímica se define como o estudo das reações químicas em organismos vivos; a Genética como o estudo das consequências de diferenças no material genético nos organismos. O que acaba fazendo com que a Biologia Molecular ocupe um espaço próprio, masque por sua vez, se relacione com os dois campos, no momento da investigação dos mecanismos de replicação, transcrição e  tradução do material genético, estudado.  

Contudo, ela envolve diversas áreas.

Tem como objetivo principal o estudo dos processos que se desenvolvem nos seres vivos.
Foto Divulgação

Técnicas em Biologia Molecular

O trabalho realizado dentro do âmbito da Biologia Molecular esta relacionado com a obtenção, da identificação e caracterização de genes. E devido a isso, diversas técnicas têm sido desenvolvidas no meio da biologia, assim, como as que estão sendo citadas logo abaixo. 

. Reação em cadeia de polimerase, ou PCR, é uma técnica que permite obter múltiplas cópias de um segmento de DNA, e que também é usado para introduzir locais de restrição e mutações pontuais.

. Electroforese em gel, de modo geral, DNA, RNA e proteínas, fazem com que elas possam ser separadas por seus respectivos tamanhos, numa matriz usando um campo eléctrico aplicado.

. Southern blot é uma técnica, que por sua vez,  permite obter informação sobre a massa molecular, e também a  quantidade relativa de uma determinada sequência de DNA.

.  Northern blot é uma das formas mais simples de determinar em que momento alguns genes estão a ser expressos em sistemas vivos.

Western blot utiliza o mesmo princípio do Southern blot e do Northern blot, porém mas é aplicado ao lado das proteínas.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?