Aprenda como rebocar uma parede com gesso

Para se rebocar uma parede é necessário ter em mãos, os materiais: gesso, refratário para preparar a massa, uma colher de pedreiro é uma espatula. Tento isso, já pode começar a preparar a sua massa de gesso.

Então, pegue um refratário do tamanho que caiba a água e também a massa. Logo depois coloque a água.

Há, mais qual é a quantidade de água que tenho que colocar?

Bom, a quantidade de água vai variar de acordo com o tanto de massa, por tanto, sempre coloque uma quantidade onde ele tampe a massa, mas não o afogue. Mas atenção, você deve colocar a massa na água, e não despejar a água na massa. Pois se não o gesso irá ficar todo grudado no fundo do refratário que nem mingau e não irá se soltar.

Assim, como a imagem mostra, faça. Sempre debaixo para cima. E aproveite que já esta com a espatula, para alinhar o local.
Use sempre os materiais adequados, para mexer com quaisquer tipo de produto, assim, evita surpresas desagradáveis. (Foto Reprodução)

Atenção: Não se esqueça nunca da mascara pois o pó, que é liberado pelo gesso no momento em que esta o despejando no refratário,  faz mau. E além, disso, procure usar luvas e toda a roupa apropriada, fazendo isso, a pele não fica ressecada é muito menos áspera.

Voltando a preparação da massa. Colocou a massa na água, espere com que ela se transforme. Isso pode demorar cerca de 30 minutos, por tanto, já vai agilizando o próximo passo.  Por tanto, pegue uma espatula e comece a descascar a parede, para que saia todos os empecilhos ainda existentes nela e  logo depois a lixe.

Terminado esse procedimento, verifique se a textura do gesso esta boa e comece o reboco.  E para rebocar é simples. Basta pegar uma quantidade de massa, com o auxilio da colher de pedreiro ou espatula e passar no local aonde deseja, depois basta espalhar e alinhar.

Dicas

Caso, vá rebocar toda a parede utilize uma espatula grande, assim, já pode pegar a massa com ela mesma e passar na parede. E fazendo desse modo além de gastar menos massa, gasta menos tempo.

E comece sempre debaixo para cima, assim, não corre o risco da massa cair da espatula.

Não se esqueça de verificar a textura da massa.
Não precisa ser profissional para fazer o trabalho de restauração, basta seguir os procedimentos que se pede e tomar cuidado, para não se machucar. Foto Reprodução

Blocos de Concreto

As casas de antigamente eram feitas até mesmo de barro, com palha, porém com o passar dos tempos os meios de construção foram se modificando e evoluindo. Uns usaram lajotas, tijolinhos, madeiras e até mesmo o bloco de concreto. Mas lembrando que se, ela não for feita de maneira adequada, vai acabar se destruindo aos poucos, que nem a casa dos três porquinhos. Porém não é esse o caso que vinhemos abordar, vamos falar sobre o concreto.

Os blocos de concreto são bastante versáteis em vista de muitos outros materiais. E se o seu arquiteto e engenheiro ou até mesmo decorador, souber utiliza-los de maneira correta, a sua casa pode sair linda. Eles podem estar sendo utilizados em aplicações de modo, voltado para área da construção, em: muros divisórios, alvenaria estrutural, vedação, execução de piscinas e muitos outros.

E o melhor de tudo é que ele não é muito difícil de ser encontrado. Caso procure em uma loja de materiais especializados para construção e acabamento de casa e gerais, irá encontrar. Porém a escolha dele é que pode complicar muito. Isso tudo vai depender do tipo de construção que irá fazer. Então no momento da compra, peça para que o seu engenheiro e pedreiro sejam bastante específico. E se possível leve até mesmo um dos dois juntos. Eles possuem várias formas e qualidade, por isso que deve se tomar cuidado.

São diversas as fábricas que não tomam os cuidados adequados no momento da produção. Então fique atento, no controle tecnológico utilizado por ela, na dosagem, que tem de ser adequada e também no processo de cura. Pois muitas utilizam apenas o marketing é acabam vendendo um produto enganoso. E mais, verifique se eles estão de acordo com as normas, que foram criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, em parceria com Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, que também está aderindo um selo de garantia, para que isso não ocorra mais.

  • Exemplos de Normas

> Para pavimentação – NBR 9781/87

> Blocos vazados para alvenaria estrutural – NBR 6136/94

> Blocos vazados  para alvenaria sem função estrutural – NBR 7173/82

Atenção: O valor pode variar de acordo com a sua precisão. Então vai ser levado em conta: o tamanho, quantidade e espessura, necessitada. Pesquise bastante antes de fazer a sua compra. E  a peça única, pode estar sendo encontrada a partir de R$1,50 até mesmo a 3,00. 

Mistura para concreto

O concreto é muito usado para as diversas construções civis sejam de moradia ou industriais, o concreto deve ser misturado a diversos produtos como, areia, água, cimento, pedras. O concreto deve ser feito para ter muita resistência, dele são mantidas todas as outras estruturas de uma construção.

Para a qualidade do concreto são necessários alguns cuidados desde a escolha dos materiais que serão misturados até o resultado final, a qualidade sempre está em primeio lugar, o concreto possui um valor expressamente em conta para grandes empresas da construção civil, trazendo grandes benefícios:

-Possuem maior qualidade;

-Diminui os custos altos;

-Possui maior agilidade na hora de manipular;

-Redução de suprimentos;

-Economia no uso de areia, pedras e cimento;

-Diminuição do número de trabalhadores;

-Menor  gasto de tempo para as construções.

Veja como são misturados todos os componentes do concreto para as mais variadas finalidades.

Base para fundações e contrapisos, as quantidades podem variar de acordo com o tamanho do local a ser usado:

-09 latas de areia;

– 01 saco de cimento;

-01 e meia de água

-10 latas de pedra;

A água deve ser adicionada aos poucos, sendo que ela é a responsável pela reação química entre o cimento e os outros componentes, onde ocorre a transformação dando uma consistência homogênea, geralmente a proporção da água e o cimento são chamados de fator água cimento.

Concreto para a fabricação de pisos.

-01 saco de cimento;

-01 lata de água.

-03 latas de areia;

-05 latas de pedra;

Fabricação do concreto para vigas, lajes:

-03 latas de areia;

-05 latas e meia de pedra;

-01 lata e meia de água.

-01 saco de cimento;

Antes de começar qualquer construção procure alguém capacitado para orientar quanto a melhor maneira para se utilizar as quantidades necessárias para se evitar desperdícios na hora de construir.