Regras da ABNT

As regras servem para que haja uma padronização e nada saia desigual. E no caso da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, ela serve para padronizar diversos tipos de trabalhos manuscritos e também, para colocar ordem em vários tipos de serviços e outros meios. Por isso, sempre que houver algo, que exija uma padronização mais correta, deve-se recorrer as normas feitas pela ABNT, ou ainda, pelo órgão que se pede.

Regras

A ABNT é muito utilizada para se fazer editais, trabalhos acadêmicos, projetos e até mesmo uma simples declaração. Por tanto é sempre bom, estar interagindo com o assunto, assim, no momento em que for preciso utiliza-lá, já vai saber o que fazer. E pensando nisso, resolvemos separar, as regras mais pedidas e usadas, pela associação. Confira abaixo, quais são.

Por meio dela é possível elaborar diversos trabalhos e editais e serviços.
Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Foto Divulgação

Apresentação Gráfica

. Papel branco ou gráfico. 

. Tamanho da folha A4.

. Alinhamento do texto: Justificado. 

. Digitar sempre na cor preta. 

. Os elementos pré-textuais devem ser sempre digitados no anverso da folha, a não ser no caso de fichas catalográficas, que devem ir no verso da folha de rosto. 

. Os capítulos devem sempre começar no anverso da folha e em páginas impar. 

. Fonte: Arial ou Times New Roman, sempre no tamanho 12. 

. Usa-se o tamanho 10, quando houver: legendas, fontes de figuras, tabelas e gráficos, notas de roda pé, paginação, citações diretas com mais de três linhas e dados internacionais da ficha catalográfica. 

. Espaço de entre linhas, deve ser de 1,5. 

. O espaço simples só será usado quando houver: notas de roda pé, referências bibliográficas no final do trabalho, citações diretas com mais de três linhas, legendas de ilustrações, tabelas e dados, ficha catalográfica e na folha de rosto, onde se pede a natureza do trabalho.

. Recomenda-se que se faça o recuo de linha em 1,25 cm, na primeira linha de cada paragrafo, exceto, quando houver: citações diretas com mais de 3 linhas, que por sua vez, devem ter o recuo de aproximadamente 4 cm no paragrafo todo. 

. No caso dos títulos das seções, a fonte utilizada deve ser a de tamanho 12, ela deve estar sempre a esquerda.

. Seções primárias devem estar sempre em uma nova folha. 

. Não se deve colocar nenhum tipo de traço após o número. 

. Notas de roda pé, servem para prestar esclarecimentos sobre citações feitas no desenvolvimento do trabalho, ou ainda, para não interromper a sequência lógica da leitura. A sua apresentação, deve estar separada de todo o restante do texto, sendo assim, o espaçamento de entrelinhas vai ser o normal, ele vai ser separado por uma linha horizontal no final da folha, sendo iniciado na margem esquerda do canto da folha, e a sua fonte vai ser sempre de tamanho 10. 

Margens

. Superior: 3 cm.

. Inferior: 2 cm.

. Esquerda: 3 cm.

. Direita: 2 cm.

No caso do trabalho ser impresso frente e verso, utilizasse a seguinte sequência:

* Anverso

Esquerda e superior: 3 cm.

Direita e inferior: 2 cm.

* Verso

Direita e superior: 3 cm.

Esquerda e inferior: 2 cm.

Estrutura do Trabalho

* Parte Externa

. Capa

. Contra Capa

* Elementos pré-textuais

. Folha de rosto

. Errata

. Folha de aprovação

. Dedicatória

. Agradecimentos

. Epígrafe

. Resumo da língua vernácula. 

. Resumo da língua estrangeira. 

. Lista de ilustração

. Lista de tabela

. Lista de abreviações e siglas

. Lista de símbolos

. Sumário

* Elementos Textuais

. Introdução

. Desenvolvimento

. Conclusão

* Elementos pós textuais

. Referências

. Glossário

. Apêndice

. Anexo

. Índice

Permissão para trabalho em altura

Todo e qualquer trabalho deve estar de acordo com a permissão de trabalho. Ele deve estar sendo autorizada pelo membro responsável da cidade e as vezes até mesmo pelo Ministério da Segurança e Trabalho, afinal de contas a vida de um ser humano vale muito e deve ser julgada com todos os procedimentos possíveis. Então para que não ocorra nenhum acidente em seu estabelecimento, tome todas as precações possíveis, para que enfim o seu funcionário, possa estar realizando o seu devido trabalho.

E para quem trabalha nas alturas, sendo mais específica a partir de dois metros acima, deve tomar mais cuidado ainda e estar de acordo com tudo. E Para estar retirando a permissão de acordo com o trabalho necessário, saber todos os requisitos que podem estar envolvendo o seu funcionário em risco e todos os materiais que ele vai precisar de utilizar para realizar todo o procedimento em segurança. Depois disso, vá até o corpo de bombeiros ou unidade designada para essa área, veja toda a lista que eles pedem de autorização e a preencha. Feito isso, peça com que o responsável verifique se está tudo de acordo com as normas e leis a (NR 35), que foi elaborada, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Permissão para trabalho em altura> A figura apresentada, mostra um modelo de formulário que deve ser preenchido, para que se consiga a permissão de trabalhar na altura. E todos o comportamento escrito ali, deve de ser respeitado rigorosamente.

> O vídeo a seguir, foi elaborado pelo o canal da  TVSeg e ele fala sobre NR-35 (Trabalho em Altura), que vai desde o início da sua vigência até os principais pontos da nova norma regulamentação.

> E logo mais abaixo, mostra a leis e normas da NR-35, que podem estar sendo encontradas no portal online do Ministério do Trabalho e Emprego.

1. Vídeo explicando as normas: 

https://www.youtube.com/watch?v=I4ib77q0i0Q

2. Normas pelo MTE: 

http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A3D63C1A0013DAB8EA3975DDA/NR-35%20(Trabalho%20em%20Altura).pdf

E caso esteja, apta para estar fazendo o tipo de serviço desejado, coloque a PT (Permissão de Trabalho), em um local visível. E certifique-se de que todos os seus funcionários a tenham entendido e estejam de acordo e dentro de todos os padrões que ele obedece. Somente assim, todo o trabalho que a empresa tem que designar na altura, poderá ser realizado. E lembre-se, sempre que houver algo que possa colocar: você, o seu funcionário ou até mesmo quem estiver passando por perto em risco, devesse ter uma permissão e pessoas capacitadas, para desenvolver a atividade, caso ao contrário a evite.

Norma que trata da gestão da qualidade ambiental na indústria

Leia com atenção tudo que se pede, fazendo isso, saberá exatamente o que fazer.

Para cada atividade desempenhada, seja em qualquer meio, existe normas a serem seguidas e dentro da gestão de qualidade ambiental  não é diferente. Por isso, é preciso estar atento para o que irá fazer e depois saber arcar com as consequências. Sobre a norma, a mesma rege a gestão de qualidade ambiental e industrial é a ISO 14000. Mas o que é uma ISO? O que há nela? Acompanhe as respostas para estes questionamentos.

* ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade de padronização e normatização de diversos tipos de gestão.

A ISO pode possuir várias séries, por tanto, verifique se esta tudo condizente com o que se pede.
Gestão de qualidade ambiental e industrial (Foto:Divulgação)

ISO 14000

Essa série de normas  tem como objetivo a criação de um sistema de gestão ambiental na área industrial. Fazendo com que as normas, de acordo com a série, estabeleça  diretrizes às auditorias ambientais, avaliando o desempenho do mesmo, rotulagem e análise do ciclo de vida dos produtos. A ISO 14000 foi lançada internacionalmente no ano de 1996 pela International Organinization for Standardization (Organizacão Internacional para Padronização). E no Brasil ela passa apenas por uma mudança, o nome de quem as regem. Desta maneira, ao invés de ISO passa a ser NBR (Norma Brasileira) regida pela ABNT- (Associação de Normas Brasileiras Técnicas).

E tais normas podem ser divididas em dois grupos principais: aquelas orientadas para processo (organizações) e as que são orientadas para produtos. Por tanto, cada uma deve seguir o padrão lançado por sua continuação, ou seja, devem seguir os procedimentos pedidos pela norma da ISO 1401 adiante.

E os requisitos exigidos pela empresa para que ela seja implementada e manter o sistema são:  

> Os aspectos gerais.
> A política ambiental.
> Planejamento.
> Implementação e operação.
> Verificação e ação corretiva.
> E por fim a análise crítica pela direção.

Leia com atenção tudo que se pede, fazendo isso, saberá exatamente o que fazer.
International Organization for Standardization (Foto:Divulgação)

Capa e contra capa ABNT

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) foi fundada no ano de 1940, sendo classificada como o órgão responsável pela normalização técnica do Brasil, proporcionando bases necessárias para o desenvolvimento tecnológico do país e a sua estruturação.

Todo e qualquer trabalho acadêmico deve seguir as normas específicas descritas pela instituição, como a sua formatação e a organização textual. Geralmente, as regras da ABNT são ensinadas aos alunos desde o  ensino médio, para que tenham a prática de desenvolver melhor e de maneira correta todo o seu conteúdo em redes de ensino superior.

Para facilitar a iniciação desse processo, confira abaixo algumas dicas de como criar a capa a e a contra capa do seu trabalho segundo as regras da ABNT.

Capa

Atenção: mesmo com as regras da ABNT, existem algumas instituições de ensino que possuem as suas próprias normas de formatação para a capa do trabalho, portanto,  informe-se com seu professor antes de começar a realiza-lo.

» Na parte central superior da folha, deverá ser escrito o nome da instituição de ensino e a sua sigla (caso tenha). Geralmente é utilizado negrito nessa formatação;

» Pule cerca de 3 parágrafos (ou aperte três vezes a tecla enter) e escreva o seu nome ou o do autor da trabalho com letras maiúsculas;

» Na parte central da folha da capa, escreva o nome do trabalho em negrito e com letra maiúscula. Caso tenha um subtítulo, coloque logo abaixo, mas sem negrito na escrita;

» No final da folha (nas duas últimas linhas), centralize o texto e escreva na primeira linha o local, cidade e estado e na segunda o ano;

» Existem ainda os espaçamentos da página que devem ser respeitados (parte superior da folha 3 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm, parte inferior 2 cm).

Dicas para trabalhos acadêmicos segundo a ABNT.
Exemplo de uma capa de trabalho regido pela ABNT.
(Foto: Reprodução)

Contra capa – Folha de rosto

Observação: a folha de rosto é obrigatória no trabalho acadêmico, assim como sua correta formatação.

» O nome do aluno ou do autor do trabalho deverá vir na parte superior da folha de maneira centralizada, em negrito;

» O título principal deverá vir logo abaixo (após aproximadamente 3 parágrafos), em letra maiúscula, negrito e centralizado;

» Se houver subtítulo, ele deverá ser precedido por dois pontos, centralizado na linha debaixo do título;

» Após dois parágrafos, deverá ser colocado a nota de apresentação, com o nome da instituição de ensino e a disciplina. Seu alinhamento deve estar cerca de 7 cm recuados para a direita ;

» Abaixo, coloque o nome dos orientadores do trabalho ou professores, também com um recuo de 7 cm para a direita;

» No final da folha (nas duas últimas linhas), centralize o texto e escreva na primeira linha o local, cidade e estado e na segunda o ano;

» Existem ainda os espaçamentos da página que devem ser respeitados (parte superior da folha 3 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm, parte inferior 2 cm).

Dicas para trabalhos acadêmicos segundo a ABNT.
Exemplo de uma contra capa/folha de rosto de um trabalho regido pela ABNT.
(Foto: Representação)

DEDICATÓRIA MONOGRAFIA

A dedicatória na monografia deve estar baseado nas normas da ABNT, não naquilo que irá escrever, mas na fonte, letra, tamanho, folha tudo isso, normalmente a monografia é o trabalho de conclusão, sendo um trabalho mais exigido e mais complicado de fazer, por este motivo temos um professor orientador que nos ajuda.

A dedicatória na monografia pode ser um texto breve com poucas coisas ou algo maior, mas não pode ser exagerado, fazer uma dedicatória não é fazer um livro, mas fazer algo que deixa mais bonito e mais de acordo com o que é posto pelo professor orientador, sendo algo breve.

Podemos fazer uma dedicatória dessa forma:

Dedico esta monografia aos meus pais que me deram muito apoio nos momentos mais difíceis da minha vida, ao meu noivo que esteve ao meu lado, me ajudou e nunca mediu esforços para me ajudar, aos meus professores que me ensinaram que por mais que achamos que o nosso conhecimento já está bem profundo, estamos enganado pois o conhecimento é algo que está sempre se renovando. Obrigado por tudo!”

” Dedico esta monografia ao meu namorado que sempre que eu pensava em desistir, ele me dava forças para continuar, sendo uma pessoa especial na minha vida e que me ensinou muitas coisas e que uma delas foram que por mais que o caminho esteja dificil e doloroso, devo prosseguir pois lá na frente quando esse caminho já estiver no final, olharei para trás e me sentirei vitoriosa, obrigada por sempre estar ao meu lado me dando forças. Eu te amo!”

São alguns exemplos de dedicatória de monografia que podemos fazer, uma dedicatória pode ser simples e ao mesmo tempo profundo, mas não podemos ficar com enrolação tem que ser algo curto. A  dedicatória na monografia pode ser feita para qualquer pessoa, seja parente, amigos, companheiro e outros.