Norma que trata da gestão da qualidade ambiental na indústria

Para cada atividade desempenhada, seja em qualquer meio, existe normas a serem seguidas e dentro da gestão de qualidade ambiental  não é diferente. Por isso, é preciso estar atento para o que irá fazer e depois saber arcar com as consequências. Sobre a norma, a mesma rege a gestão de qualidade ambiental e industrial é a ISO 14000. Mas o que é uma ISO? O que há nela? Acompanhe as respostas para estes questionamentos.

* ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade de padronização e normatização de diversos tipos de gestão.

A ISO pode possuir várias séries, por tanto, verifique se esta tudo condizente com o que se pede.
Gestão de qualidade ambiental e industrial (Foto:Divulgação)

ISO 14000

Essa série de normas  tem como objetivo a criação de um sistema de gestão ambiental na área industrial. Fazendo com que as normas, de acordo com a série, estabeleça  diretrizes às auditorias ambientais, avaliando o desempenho do mesmo, rotulagem e análise do ciclo de vida dos produtos. A ISO 14000 foi lançada internacionalmente no ano de 1996 pela International Organinization for Standardization (Organizacão Internacional para Padronização). E no Brasil ela passa apenas por uma mudança, o nome de quem as regem. Desta maneira, ao invés de ISO passa a ser NBR (Norma Brasileira) regida pela ABNT- (Associação de Normas Brasileiras Técnicas).

E tais normas podem ser divididas em dois grupos principais: aquelas orientadas para processo (organizações) e as que são orientadas para produtos. Por tanto, cada uma deve seguir o padrão lançado por sua continuação, ou seja, devem seguir os procedimentos pedidos pela norma da ISO 1401 adiante.

E os requisitos exigidos pela empresa para que ela seja implementada e manter o sistema são:  

> Os aspectos gerais.
> A política ambiental.
> Planejamento.
> Implementação e operação.
> Verificação e ação corretiva.
> E por fim a análise crítica pela direção.

Leia com atenção tudo que se pede, fazendo isso, saberá exatamente o que fazer.
International Organization for Standardization (Foto:Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.