Documentação prouni puc

Nem sempre conseguimos encontrar no edital aquilo que  procuramos. E para que isso não aconteça, buscamos por meios mais rápidos,por exemplo, o nosso site. Iremos lhe mostrar quais são as documentações necessárias para estar fazendo a inscrição do Prouni, sendo aluno da Puc. 

Nem sempre temos dinheiro ou tempo o suficiente para estara estudando, para fazer um curso de graduação. E por causa disso, acabamos recorrendo aos programas que o governo tem para nos oferecer.
Programa Universidade Para Todos.
(Foto Reprodução)

Documentação

>Documentação de Identificação do Candidato e dos Membros da Família

* RG e CPF de todos os membros maiores de 18 anos.
* Certidão de Nascimento ou RG de todos os membros menores de 18 anos.
* Comprovante de separação ou divórcio dos pais ou estudante, caso ele não conste no grupo familiar.
* Certidão de Óbito, em caso de um dos pais do aluno, já ter falecido.

> Informações sobre a residência

* Comprovante de residência do estudante e dos familiares.

* Comprovante do tipo de moradia.

* Declaração do IRPF ou IPTU.

* Caso seja alugada faça uma cópia do contrato junto  com os comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel, é firme em cartório.

* Caso seja financiada, apresente os  comprovantes de pagamento

* Caso for cedida, apresente a  declaração do proprietário do imóvel, com o registro geral dele ou seja, o RG.

Tenha em mãos sempre a documentação necessário é uma cópia de tudo. E atenção, deixe sempre na ordem, pois assim, quando receber a visita do fiscal, já terá tudo organizado.
É necessária a apresentação dos documentos.
( Foto Reprodução)

> Escolar

* Boletim com as notas do ENEM.
* Declaração onde mostra, onde não possui nenhum vínculo com nenhum benefício estudantil público.
* Histórico estudantil ou declaração, para poder comprovar que estudou o período letivo do ensino médio, em escola pública.

Atenção: Além deses que são os documentos básicos, eles irão pedir os documentos dos seus membros familiares. E para que já esteja com todos em mão, se organize, acesse esse site e veja por completo toda a lista.

E agora vamos falar um pouco mais, do programa. 

Prouni

Ele concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação. E quem pode estar participando, desse programa, são os seguintes estudantes:

* Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular desde que seja bolsista.

* Estudantes portadores de necessidades especiais.

* Professores da rede pública de ensino, desde que a bolsa, seja para um curso na área de licenciatura.

E para concorrer as bolsas, o candidato deve comprovar a renda familiar de toda a família. No entanto, aqueles que possuem a renda acima que um salário e meio já não podem concorrer a integral, somente a parcial, que no caso é para aqueles que possuem cerca de três salários mínimos.

E para se inscrever é preciso ter participado do Enem. Por tanto, fiquem atento, quanto a abertura da prova do outro programa. Quem sabe com a pontuação dele, você já não consiga uma vaga na universidade.

Imagine só, você formado no curso, que sempre quis.
Prouni (Foto Reprodução)

Como conseguir uma bolsa de estudos

A questão financeira é um dos fatores que mais influenciam e pesam na hora de optar/escolher um curso de nível superior em uma faculdade ou em uma universidade. Muitas vezes esse fator muitas vezes acaba com o sonho de estudar em uma boa faculdade.

Contudo a falta de recursos financeiros nos dias atuais não pode lhe impedir o indivíduo interessado em fazer um curso superior em uma faculdade ou universidade, pois atualmente há diversas opções e programas que oferecem bolsas de estudos garantindo ao estudante uma vaga na universidade.

Dicas de como conseguir uma Bolsa de Estudos

FIES
O FIES é um Programa de Financiamento Estudantil que concede financiamento de cursos de nível superior (principalmente graduação). Com o FIES não é necessário que o estudante tenha uma bolsa para pagar a faculdade, basta que o mesmo esteja matriculado em faculdade ou universidade que seja registrada no FIES e a mesma deve ter a avaliação positiva no MEC. Para participar do FIES é necessário que o estudante passe pelo Processo de seleção e o mesmo deve estar matriculado regularmente em uma faculdade ou uma universidade que seja cadastrada no programa.

Prouni
O Prouni é um programa que foi criado tendo como principal objetivo proporcionar e facilitar o ingresso ao ensino de nível superior a estudantes de baixa renda. Para conseguir uma bolsa de estudos no Prouni é preciso que o estudante faça o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e também preste o vestibular para a instituição de ensino de seu interesse.
É preciso que o estudante se inscreva no Prouni, e o processo seletivo do Prouni possui etapa única de inscrição. É importante ressaltar que algumas faculdades utilizam o próprio Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de avaliação para o vestibular.

Algumas condições para conseguir uma bolsa do Prouni

  • O estudante deverá ter cursado o ensino médio completo em instituição de ensino da rede pública;
  • Possuir renda familiar com cerca de aproximadamente um salário mínimo por pessoa (critério para conseguir bolsa integral);
  • Possuir algum tipo de deficiência de aprendizado ou algum tipo de deficiência física;

FACIMA ALAGOAS

A cidade de Maceió em Alagoas é a capital do estado, entre as opções oferecidas na cidade de Maceió temos a faculdade FACIMA que é a sigla usada para a Faculdade da Cidade de Maceió, a FACIMA conta com uma otina localização na cidade de Maceió, com fácil acesso para todos os bairros da cidade a faculdade oferece curso de graduação e pós-graduação, entre os serviços disponíveis pela FACIMA temos a pós-graduação a distância.

A FACIMA tem uma grade pedagógica com os cursos variados, disponibiliza para os alunos laboratórios, computadores, biblioteca, profissionais qualificados entre demais exigências da secretaria de educação e pelo MEC. O processo seletivo do vestibular é realizado semestralmente para os cursos da faculdade.

A FACIMA disponibiliza para os seus alunos:

Biblioteca.
Campus com localização estratégica.
Corpo Docente com experiencia comprovada.
Extensão Comunitária.
Laboratório de Informática.
Laboratório de Fisioterapia.
Laboratório de Pedagogia.
Núcleo de prática jurídica.

A FACIMA conta com os seguintes cursos de graduação:

Administração.
Ciência da computação.
Ciências Contábeis.
Comunicação Social “Publicidade e Propaganda”.
Direito.
Fisioterapia.
Pedagogia.

Por meio da FACIMA temos cursos superiores tradicionais, pós-graduação, cursos a distância, com convenios do FIES e ProUni, os processos seletivos para os cursos na FACIMA oferece opções de cursos variados para quem deseja ingressar na Faculdade da Cidade de Maceió.

FACULDADE DRUMOND

A faculdade Drumond existe há muitos anos, desde a década de 60, sendo uma faculdade reconhecida e contendo diversos cursos, sejam eles a distância, tecnológico, bacharelado ou licenciatura, sendo conhecida como Drumond, mas contendo o nome de Grupo Educacional Carlos Drummond de Andrade.

Podemos encontrar a faculdade Drumond em alguns lugares, sendo Ponte Rasa, Tatuapé, Penha e Vila Formosa, contendo diversos cursos, onde as pessoas podem escolher com mais calma aquilo que mais lhe agrada, sendo necessário fazer as inscrições da prova e passar no vestibular.

Os cursos que a Faculdade Drummond oferece são: Pedagogia, Educação física, Engenharia da produção, Direito, Ciências contábeis, Ciências da computação,  Administração, Processos gerenciais, Marketing, Logística, Gestão hospitalar, Gestão Financeira, Gestão desportiva e do lazer,  Tecnologia do Futebol, Gestão de recursos humanos, Gestão de turismo, Design gráfico, Comércio exterior, Analise e desenvolvimento de sistemas, Design de moda e alguns outros.

Para fazer o processo seletivo na Faculdade Drumond é preciso que faça as inscrições via-internet e depois a instituição irá entrar em contato com o aluno para agendar a entrevista onde o aluno terá que fazer uma redação, respeitando sempre as normas posta pela Instituição Drumond.

Para maiores informações sobre a inscrição do processo seletivo podemos acessar o site: http://www.drummond.com.br/, onde encontraremos diversas informações importantes. Outro fator importante é que a Faculdade Drumond tem convênios com empresas privadas, PROUNI, FIES.

Na Faculdade Drumond podemos encontrar curso de pós graduação lato-sensu contendo especificações em determinadas áreas como: Administração e estratégias em educação, Comunicação e mercado, Gestão empresarial, Controladoria e finanças, Comercio exterior, Recursos humanos, Gestão e estratégias em marketing e alguns outros.

MEC Prouni

O Prouni nada mais é do que um programa criado pelo Ministério da Educação e Cultura; que no qual é representado pela sigla MEC. E, é por meio de sua sigla que ele é mais conhecido. Esse programa foi pelo Governo Federal, no ano de 2004.

Tal programa, concede bolsas de estudo integrais e parciais, cujo podem ser de até (50%);  elas estão voltas para: as  instituições privadas de ensino superior. No caso ela possibilita com que a pessoa faça cursos de graduação; e logo em sequência tenha uma formação mais específica. Fazendo assim, com que vários estudantes brasileiros, possam ter o diploma de nível superior.

Quem pode participar?

  • Estudantes que na qual estejam estudando nas redes públicas ou particulares. Caso tenham estudado em escola particular, os estudantes, deverão comprovar que possuíam uma bolsa de período integral.
  • Estudantes que no qual possuam alguma deficiência; seja lá qual for, ela.
  • Professores que no qual trabalham na rede pública; e que no qual querem concorrer a cursos voltados para licenciatura. Porém esse professor deve comprovar a sua renda.
  • E por fim, todo é qualquer aluno tem que passar pela prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O estudante tem que tirar no máximo 450 pontos e ir com uma nota superior a zero na  redação.

 Documentação e Comprovação de renda

Prouni2E ainda tem como um estudante concorrer a uma bolsa integral do prouni. Para que isso aconteça o estudante, deve comprovar a renda bruta de toda a sua família.A somativa de toda a sua família, deve ser de até  um salário minimo e meio; por pessoa.

 E ele ainda deve especificar como é utilizada a boa parte do dinheiro de sua família.  E para  que ele concorra a  uma bolsa parcial, no caso de até  (50%); ele deve comprovar que a sua   renda bruta familiar, não passa de até três salários mínimos por pessoa.

 No momento em que esse concorrente tiver que comprovar sua renda; ele responderá um questionário socioeconômico.

Esse questionário conterá diversas perguntas, que na qual serão checadas por um agente do estado. Então não adianta a pessoa mentir, que não possui tais coisas e renda; pois antes de ser efetuado com a bolsa, o governo faz questão de saber se essa pessoa está falando a verdade ou está agindo de má fé.

Ela ainda passará por outros procedimentos, além da visita do agente. Ele irá participar de uma reunião; e muitas vezes pode acontecer da pessoa ser convocada para uma entrevista individual. Essa pessoa ainda tem que possuir toda a documentação necessária e exigida em mãos.

 Então é sempre bom, que a pessoa anteceda toda a documentação necessária; para que seja mais rápido todos os tramites legais.

E lembrando que a pessoa só pode fazer a sua inscrição na bolsa do prouni, caso ela comprove que: passou com a pontuação correta no Enem; e seja um estudante de rede pública, bolsista integral ou então que é professor da rede pública e está correndo atras de sua licenciatura.

MEC PROUNI 2012

O MEC criou um programa para que as pessoas que não tivesse condições financeiras para pagar um curso superior numa instituição privada, tivesse uma oportunidade de conseguir uma bolsa integral ou parcial,  sendo assim quando fizesse a prova do Enem, lançaria a nota no site do prouni, para ver se fosse pré classificado, da seleção feita pelo prouni.
Dessa forma o MEC prouni se juntaram e fizeram melhorias em questão de pessoas que desejavam um curso superior mas não tinha condições sendo assim, poderia cursar uma instituição privada com o auxilo de uma bolsa integral ou parcial que o MEC prouni oferece aos alunos, que fizeram e passaram na seleção.
O MEC prouni 2012 não será diferente dos outros anos, sendo uma forma interessante de unir o útil ao agradável, O MEC prouni 2012 dará mais oportunidades para aqueles que o Enem  e lançarem a nota para o prouni, O Enem se juntou com o prouni para beneficiar aqueles que fizeram as provas e que fizeram as seleções. O MEC prouni 2012 quis que quando os participantes fizessem a provas do Enem,os alunos pudesse lançar as notas no prouni.
No MEC prouni 2012, o aumento de jovens que desejaram ingressar numa faculdade será maior ainda, são duas etapas que ocorre no prouni, assim o MEC prouni 2012 dará mais uma chance para aqueles que não conseguiram a bolsa na primeira etapa do prouni, basta fazer as inscrições no período certo e torcer para que seja pré selecionado.