MEC Prouni

O Prouni nada mais é do que um programa criado pelo Ministério da Educação e Cultura; que no qual é representado pela sigla MEC. E, é por meio de sua sigla que ele é mais conhecido. Esse programa foi pelo Governo Federal, no ano de 2004.

Tal programa, concede bolsas de estudo integrais e parciais, cujo podem ser de até (50%);  elas estão voltas para: as  instituições privadas de ensino superior. No caso ela possibilita com que a pessoa faça cursos de graduação; e logo em sequência tenha uma formação mais específica. Fazendo assim, com que vários estudantes brasileiros, possam ter o diploma de nível superior.

Quem pode participar?

  • Estudantes que na qual estejam estudando nas redes públicas ou particulares. Caso tenham estudado em escola particular, os estudantes, deverão comprovar que possuíam uma bolsa de período integral.
  • Estudantes que no qual possuam alguma deficiência; seja lá qual for, ela.
  • Professores que no qual trabalham na rede pública; e que no qual querem concorrer a cursos voltados para licenciatura. Porém esse professor deve comprovar a sua renda.
  • E por fim, todo é qualquer aluno tem que passar pela prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O estudante tem que tirar no máximo 450 pontos e ir com uma nota superior a zero na  redação.

 Documentação e Comprovação de renda

Prouni2E ainda tem como um estudante concorrer a uma bolsa integral do prouni. Para que isso aconteça o estudante, deve comprovar a renda bruta de toda a sua família.A somativa de toda a sua família, deve ser de até  um salário minimo e meio; por pessoa.

 E ele ainda deve especificar como é utilizada a boa parte do dinheiro de sua família.  E para  que ele concorra a  uma bolsa parcial, no caso de até  (50%); ele deve comprovar que a sua   renda bruta familiar, não passa de até três salários mínimos por pessoa.

 No momento em que esse concorrente tiver que comprovar sua renda; ele responderá um questionário socioeconômico.

Esse questionário conterá diversas perguntas, que na qual serão checadas por um agente do estado. Então não adianta a pessoa mentir, que não possui tais coisas e renda; pois antes de ser efetuado com a bolsa, o governo faz questão de saber se essa pessoa está falando a verdade ou está agindo de má fé.

Ela ainda passará por outros procedimentos, além da visita do agente. Ele irá participar de uma reunião; e muitas vezes pode acontecer da pessoa ser convocada para uma entrevista individual. Essa pessoa ainda tem que possuir toda a documentação necessária e exigida em mãos.

 Então é sempre bom, que a pessoa anteceda toda a documentação necessária; para que seja mais rápido todos os tramites legais.

E lembrando que a pessoa só pode fazer a sua inscrição na bolsa do prouni, caso ela comprove que: passou com a pontuação correta no Enem; e seja um estudante de rede pública, bolsista integral ou então que é professor da rede pública e está correndo atras de sua licenciatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.