Vantagens do aleitamento materno para o bebê

O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó), pois ele contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê irá precisar para ser saudável. E além disso, ele também possui elementos que os de mais, não conseguem incorporar, como por exemplo, os anticorpos e glóbulos brancos. Contudo os seus benefícios e vantagens não param por aí, vejamos abaixo, o que mais ele pode estar fazendo por esse ser tão lindo e puro.

Vantagens

O leite contém nutrientes e enzimas balanceadas, com substâncias imunológicas que por sua vez, protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no seu comecinho de sua  vida. E dentre as proteções, podemos destacar que ele protege o bebê das seguintes doenças:

. Otites

. Alergia

. Vômitos

. Diarreia

. Pneumonia

. Bronquiolites

. Meningites

. Câncer

. Doenças crônicas como osteoporose e outros.

Procure sempre amamenta-lo.
O leite materno é o alimento mais rico que seu filho precisa.
Foto Reprodução

Ainda em meio as suas vantagens é possível ver que ele supre as necessidades emocionais, diminui a ansiedade tanto do bebê como da mamãe, devido o contato de pele e olho no olho, promove o desenvolvimento neuro-psicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, melhora o padrão cardiorrespiratório durante a alimentação, resposta às imunizações e o equilíbrio emocional.

E não para por ai, pois não é somente o bebê que sai ganhando. A mamãe que amamenta o seu filho também possui vantagens, tais como:

. Menos ansiosa e mais segura. 

. Ajuda a queimar calorias, o que é bom, pois ajuda ela a voltar ao seu corpo de antes da gestação.

. Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal. 

. Faz com que a perda de sangue logo após o parto acabe mais cedo. 

. Protege do cancro de mama e de ovário, que tende a aparecer um pouco antes da menopausa. 

. Evita que se tenha um nível maior de anemia (perda de ferro). As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, e devido a isso, as reservas de ferro não diminuem por causa da hemorragia mensal. 

. Protege da osteoporose. 

E não acabou, pois a família como um todo também acaba lucrando com a amamentação, pois ela é mais econômica, e evita com que se disperse e fique preocupado com os futuros problemas ou doenças que a criança pode vir ter. Enfim, amamentar é um ato lindo, e não deve ser escondido ou receoso, muito pelo contrário, deve ser feito e mostrado, pois se trata de uma vida, dando alimento do seu próprio corpo há outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.