Brasil Blogado » Escolar » Anatomia genital feminina

Anatomia genital feminina

A anatomia feminina se caracteriza por uma extensa complexidade de órgãos, inclusive em sua área genital. Confira neste artigo um resumo completo sobre essa área.

     

O sistema genital feminino é responsável pela reprodução da mulher, processo que se dá através de uma conjunção de órgãos. Sua estrutura é considerada mais complexa que a masculina, pois consegue abrigar e propiciar o desenvolvimento de um ou mais seres vivos, sendo composta por gametógenos (produtores de gametas) e gametóforos (por onde acontece a transição dos gametas).

Todos os seus órgãos são responsáveis pela produção de óvulos e pela fecundação dos espermatozoides, que possibilitam o desenvolvimento do feto. Eles se subdividem em:

Internos

  • Todos aqueles que se encontram no interior da pelve.

Ovários

Órgãos responsáveis pela produção de óvulos, isto é, pelas células reprodutoras femininas. Sua estrutura é constituída por dois ovários, que se localizam do lado direito e esquerdo do útero, sendo ligados pelas trompas de Falópio.

Tubas uterinas

São conhecidas também como ovidutos ou trombas de Falópio, sendo responsáveis por transportar o óvulo em direção ao útero.

Útero

É considerado como o maior órgão do sistema reprodutor feminino dos mamíferos, sendo responsável por receber o óvulo fertilizado e proporcionar condições para o seu desenvolvimento.

Vagina

Se trata de um canal musculoso que liga o colo do útero ate o exterior, na genitália, responsável pela penetração do órgão reprodutor masculino durante a cópula.

Externos

  • Todos que estão no arco púbico e são superficiais ao diafragma urogenital.

Monte do púbis

Esse órgão se localiza na região acima dos órgãos genitais, se fazendo anterior à sínfise púbica. É composta por um acúmulo de gordura, sendo responsável por proteger o osso púbico durante a cópula.

Lábios maiores

Se tratam de duas bordas roliças e salientes que formam um semi-arco de em cada lado do pudendo, formando em suas uniões uma comissura anterior, outra posterior e uma rima de pudendo.

Lábios menores

Correspondem as duas pregas paralelas aos lábios maiores, consideradas como semilunares, pois se afilam em suas extremidades.

Clitóris

Órgão de corpo venoso, completamente vascularizado, formado por um tecido esponjoso que é preenchido com sangue sempre que estimulado, proporcionando assim a alta libido da mulher durante a cópula.

Bulbo do vestíbulo

Se tratam de duas massas de tecido erétil e alongada que se encontram em volta do óstio da vagina. São responsáveis por proporcionar um maior contato do órgãos reprodutor masculino com a cavidade de abertura musculosa feminina, propiciando uma sensação de peso e edema na área íntima.

Glândulas vestibulares maiores

São denominadas ainda como glândula de Bartholin. Ficam alojadas na parede vaginal, sendo responsáveis por proporcionar a lubrificação do canal para a cópula.

Curiosidade

As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino, isso porque se fazem essenciais para a alimentação do feto após o seu nascimento.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?