Brasil Blogado » Meio Ambiente » Aprenda como descartar pilhas usadas

Aprenda como descartar pilhas usadas

As pilhas possuem substâncias altamente poluentes para o meio ambiente, por isso o seu desprezo deve ser realizado de forma adequada. Confira nesta matéria as opções para realizar o descarte desses produtos.

     

As pilhas são mercadorias utilizadas na casa de quase toda a população mundial para tornar eficaz o funcionamento de vários aparelhos. Sua durabilidade vária de acordo com a frequência em que são usadas, porém, quando se tornam inutilizadas, devem ter um descarte diferente dos outros objetos, devido as substâncias que as compõem.

Na sua composição, é possível encontrar algumas modalidades de metais pesados que prejudicam não somente o meio ambiente, mas a saúde de todos os seres vivos, sendo os principais deles o chumbo, o cádmio e o mercúrio.

É importante ressaltar que as pilhas só passam a oferecer perigo após o seu descarte inadequado, pois é nesse momento que algumas deformações podem acontecer em sua estrutura externa, liberando as substâncias que existem dentro delas. O líquido tóxico que existe em seu interior representa muitos prejuízos para a população e todo o ecossistema.

Devido as propriedades biocumulativas, existe a necessidade do descarte das pilhas ser realizado de uma maneira mais específica, assim como o das baterias que possuem basicamente as mesmas substâncias.

Dicas para realizar o descarte das pilhas

» Não coloque as pilhas junto ao lixo comum;

Dicas de como descartar pilhas e baterias usadas.

Descarte as pilhas em lugares apropriados, deste modo estará evitando a degradação do meio ambiente.
(Foto: Divulgação)

» Separe um reservatório para colocar todos os produtos tóxicos que deseja descartar;

» Todas as empresas que produzem esses produtos realizam o seu descarte. Procure algum dos seus polos próximo a sua residência ou locais que forneçam prestações de serviços para elas e entregue as suas pilhas;

» Existem ainda algumas cooperativas e catadores que realizam essa coleta em parceria com as empresas fornecedoras desses produtos;

» Atrás das embalagens das pilhas e das baterias, é possível encontrar o número de centrais de atendimento e dicas sobre como descartar o produto. Portanto, fique atento!

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?