Barulho no ouvido quando engole

O ser humano presta bastante atenção nos detalhes mais curiosos, ainda mas quando se trata da própria saúde. Um bom exemplo disso é o barulho que faz quando engolimos algo, que é discriminado pelos termos ATM (Algias por Tensões Musculares) ou DTM (Distúrbio Temporo Mandibular). Trata-se de uma série de fatores que podem comprometer várias partes do organismo e gerar dificuldades de abrir ou fechar a boca, tontura, vertigem, zumbido no ouvido, entre outros sintomas.

Em se tratando de um zumbido relacionado a ATM ou DTM, podemos explicar que sua intensidade pode variar, quando mastiga algo ou simplesmente abre a boca. Por exemplo, a causa que gera esse problema está relacionado aos sintomas dos reflexos nos músculos da válvula que regulam a pressão interna do ar no ouvido e também por causa dos músculos que estão sobre tensão perto do ouvido. Tanto é que percebemos essa válvula se abrindo quando engolimos a saliva.

Procure auxílio médico.
Créditos da Imagem: http://www.meodentista.com.br/

O tratamento pode estar variando e sendo ministrado através de medicamentos para evitar efeitos colaterais como os dentes que se encontram na posição de conforto e acabam desequilibrando articulações e ligamentos, gerando uma série de problemas. Quando restabelecido a posição de conforto, elimina-se os maus hábitos do paciente, obtendo também a regressão dos sintomas.

Contudo, a maioria dos tratamentos são realizados através de exames odontológicos, com implante de um aparelho móvel para reposição da mandíbula. O mesmo visa aliviar a dor e relaxar a musculatura facial.

inúmeras pessoas possuem a sintomatologia da ATM e poucos são os casos diagnosticados e tratados de maneira correta. Portanto, se vem sentindo algo diferente, um incomodo na região do ouvido, procure de imediato um auxílio médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.