Brasil Blogado » Saúde » Doença de Ménière: sintomas e tratamentos

Doença de Ménière: sintomas e tratamentos

Neste artigo você irá saber como a doença de Ménière é causada, veja quais os seus principais sintomas e entender como funciona o seu tratamento e prevenção.

     

A doença de Ménière corresponde a uma enfermidade crônica que provoca o aumento da pressão endolinfa, líquido existente no labirinto que fica dentro do ouvido. Esse processo causa o desequilíbrio da audição e vários outros sintomas, onde geralmente apenas um dos ouvidos é afetado.

Observação: essa doença e a labirintite costumam ser confundidas, mas essa pode ser apenas uma das causas da doença.

Quando as crises dessa enfermidade não são controladas, o indivíduo pode vir a perder a audição, processo que acontece de forma progressiva. Essa incapacitação costuma ser resolvida parcialmente com o uso de aparelhos auditivos em alguns casos.

Causas

Os motivos dessa doença ainda não são concretos, mas pesquisas afirmam que suas causas estão ligadas a algum tipo de doença, sendo as principais delas a diabetes, hipertensão, enxaqueca, infecções provocadas pelo vírus da herpes, reumatismo e o lúpus.

Sintomas

Doença de Ménière

Diagnóstico do ouvido.
(Foto: Divulgação)

Os sinais dessa doença costumam se dar com mais frequência durante as crises.

» Zumbidos no ouvido;
» Náuseas;
» Vômitos;
» Tonturas;
» Vertigens;
» Perda gradativa da audição;

Tratamento

O controle das causas e dos sintomas é a maneira mais utilizada pelos médicos para tratar a doença de Ménière. Quando esse procedimento não apresenta sinais positivos, processos cirúrgicos podem ser feitos, como a Descompressão do Saco Endolinfático.

Prevenção

A melhor forma de prevenir essa doença é controlar o aparecimento das suas causas.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?