Brasil Blogado » Variados » Festas tipícas da Espanha

Festas tipícas da Espanha

As festas da Espanha, a maioria, são voltadas á religiosidade com comida, bebidas e músicas em abundância. Por tanto, se pretende se divertir em algumas delas, mas ainda não sabe em qual, confira no artigo a seguir e veja quais são as opções.

     

A Espanha é um país versátil quando o assunto é cultura. O seu povo, tradicional, preza muito pelas tradições que são passam de geração em geração. E se você vai visita-lá e pretende saber se a viagem marcada vai cair em algum dia em que eles estão comemorando algo típico do país, preste atenção nas datas que iremos passar logo abaixo.

Festas

  • Las Fallas

Las Fallas se trata do festival do fogo. Ele acontece no mês de março, mas precisamente no dia 19, na cidade de Valência, que é quando comemorado o dia São José  para a igreja católica.

A cidade fica toda colorida e iluminada.

Las Fallas é uma das festas tipicas de Valência, comemora-se o dia de São José em 19 de março.
( Foto Reprodução)

Nessa festa a cidade é enfeitada, tornando-se uma cidade multicolorida.  Há os carros alegóricos do concurso, que são feitos a partir de um tema que o candidato escolhe e que são queimados no fim da festa. Mas como assim, queimados?

Se você possui alergia a algum combustível mantenha distância, das queimadas.

Queimada dos carros alegóricos- Foto Reprodução

Pois então, o concurso funciona da seguinte maneira: vários carros desfilam no dia 19 em praça pública e logo após acontece uma votação. O carro mais bonito, fica intacto e os demais são queimados. Por mais que seja estranho, essa tradição acontece há anos.

  • Semana Santa

Acontece logo no fechamento da festa de las fallas. E ela tem como objetivo homenagear a ressurreição de Cristo. E para isso, fazem diversas procissões, estendem tapetes de flores  pelas ruas e fazem muita comida e bebida, para que todos possam se divertir junto das músicas tocadas.

E muito bela e emocionante, a apresentação que ocorre durante a semana, pelas ruas.

Procissão do senhor crucificado. Ao terceiro dia os espanhóis comemoram a ressurreição com muita alegria.
(Foto Reprodução)

A festa em si conta com cerca de até 50 mil participantes. Por tanto se ti é cristão ou não, aproveite a oportunidade. E se queres ver essa festa regada de tradição, recorra as cidades de Sevilha e Granada, pois lá, todos participam de uma maneira diferente mas participam.

Um bom exemplo são os ciganos que ao invés de estender flores pelo caminho da procissão, fazem fogueiras. Por tanto, se você é cristão, não fique de fora de um lindo espetáculo como esse.

  • San Juan/ Sant Joan

Essa festa pode ser chamada de Sant Joan ou San Juan, ela acontece no dia 24 de julho e acontece em diversas cidades do país, porém o seu ponto primordial é Barcelona. Nesse período se comemora uma festa pagã no  início do verão.

Grande parte dos jovens se reúnem meio  a praia para ver o novo dia chegar.

A festa de Sant Joan ou San Juan acontece em diversas cidades espanholas, mas a cidade que realmente vive a eferverscência dessa festa é Barcelona.
(Foto Reprodução)

E durante essa festa á muita música, dança, bebida e fogos de artifício. E além disso, acontece algo que não se pode fazer por lá, que é dormir nas praias. Então, além de poderem participar de uma festa em meio a população, poderão desfrutar de uma aventura, junto á natureza.

E para quem não sabe, o sol para eles, como simbolo de fertilidade e riqueza, por isso eles se reúnem para celebrar esse período. E tem algo bastante curioso que quase ninguém deve saber, essa é a noite mais curta do ano, por tanto, se pretende aproveita-lá bem, faça uma lista de tudo aquilo que queres fazer no dia.

  • Cavalgada dos Reis Magos

Ela se inicia no domingo anterior ao dia seis de janeiro, quando os meninos se vestem de pastores e desfilam com rebanhos, pela cidade de Alcoy, para homenagear o menino Jesus. Essa caminhada dura até o dia quatro, que é quando chega o emissário anunciando a chegada dos reis magos.

Caso, vá com sua família, peça o seus filhos para fazerem uma carta e entregue os presentes a eles.

Cavalgada dos reis magos. (Foto Reprodução)

E pela noite do dia cinco de janeiro, os moradores se preparam para a chegada do três reis magos, que por sua vez, vem montado em camelos, passando pelo trecho mais iluminado de toda a cidade, até chegar a sua casa, com o presente de seus filhos.

Essa tradição, acontece desde o ano de 1885. E a entrega de presente só acontece no dia seis de janeiro, com muita música e astral natalino. E para quem não sabe, essa festa também é comemorado no México e na Itália. Por tanto, se estiver nesse período em algum desses locais, poderá assistir e participar do espetáculo.

  • San Fermín

A festa se inicia no mês de junho, mais precisamente no dia seis, porém o seu auge é no dia oito, é quando os moradores e turistas se vestem de branco e vermelho e saem pelas ruas para se divertir e ver a tourada passar, até chegar no Plaza de toros.

Várias pessoas se machucam devido a essa tradição.

A tourada de San Fermín como é conhecida na Espanha, é uma das festas mais tradicionais do país.
(Foto Reprodução)

Em meio a festa os touros são perseguidos. É também uma festa polemica, pois além dos animais serem maltratados, várias pessoas se machucam.  Por tanto tome bastante cuidado com a comemoração que é feita nesse período.

 Ao chegar ao plaza acontece uma grande tourada. E além disso, eles também tende a desfilar com grandes bonecos, a cantar diversas músicas e animar as noites de junho. E se você pensa que eles param por aí, está enganado. A festa só termina no dia 14, quando todos se reúnem no período da noite, para cantarem junto a música  “Pobre de Mi”.

  • Tomatina

Essa comemoração, surgiu no ano de 1944, em um desfile onde amigos começaram a brigar entre si jogando tomates um nos outros, fazendo  com que todos entrassem em combate acabando se divertindo. Olhando pelas imagens parece ser bem divertido, mas é um tanto  nojento para falar a verdade. Mas, o quê conta mesmo é a união, pois todo mundo se reúne para participar de um único proposito.

Se não pretende se sujar nesse dia, não saia de casa.

Tomatina- Foto Reprodução

E para quem não sabe, ela acontece na última quarta feira de agosto e pode se considerada a segunda maior e mais alegre festa do país. Ficando assim, somente atrás de San Fermín. Mas como a tomatina mesmo acontece?

nesse dia os moradores e turistas esperam ansiosamente á chegada de caminhões carregados de tomates, que não tem serventia. E quando eles chegam, é lançado os tomates sobre as pessoas, fazendo com que todos participem da brincadeira.

  • Feira de Abril 

Como o próprio nome já diz, ela acontece no mês de abril, quando todos os moradores se reúnem e fazem uma grande festa, com diversas barracas, desfiles, músicas, comidas e artesanato. Então, pode-se dizer, que esse vai ser o momento adequado para se fazer as compras.

A festa é muito bonita. E tem um concurso de miss feira abril, por tanto, as mulheres sempre vão estar bem arrumadas.

Feira de Abril- Foto Reprodução

Ela acontece precisamente na cidade de Sevilha, no pavilhão do parque de exposições. E atenção, para aqueles que forem viajar com crianças.,tomem bastante cuidado, pois se trata de uma festa com mais de mil barracas, por tanto é fácil das crianças se perderem.

E caso não queira ficar de fora das vestimentas dos cidadães, procure por trajes ciganos, pois a festa é uma comemoração onde todos se vestem voltados á essa tribo.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?