Brasil Blogado » Estudos » Pronatec 2018, como participar?

Pronatec 2018, como participar?

O Pronatec é um programa desenvolvido pelo governo federal, com intuito de aumentar o número de cidadães jovens profissionalizados no país. E para participar dele, basta seguir o que se pede no artigo.

     

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado pelo governo federal com intuito de ampliar a demanda de cursos profissionais e tecnológicos dentro do país. E para isso ele tem como objetivo principal as seguintes coisas:

✦ Expandir e democratizar a oferta de cursos na área de educação profissional técnica do nível médio.

✦ Construir e ampliar as escolas que ofertam esse tipo de educação nas redes estaduais.

✦ Aumentar as oportunidades educacionais por meio de cursos de formação e qualificação profissional, assim como a quantidade de recursos pedagógicos. 

✦ E  por fim, melhorar como um todo a qualidade do ensino médio.

Seus cursos são gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR, SENAT e também, em algumas instituições privadas de ensino superior ou de educação profissional técnica de nível  médio.

✖ Observação: Para maiores informações sobre os cursos e suas localidades acesse o portal oficial do PRONATEC ou MEC.

Como Participar?

O programa conta com três segmentos de cursos e em meio a eles respectivas matérias que atendem ao mercado de trabalho. E para participar de um deles, o cidadão deverá se enquadrar em um dos segmentos apresentados mais abaixo e também, realizar a inscrição no site oficial do mesmo.

Procure auxílio em sua escola.

Créditos da Imagem: http://www.candeiasmix.com.br/destaques/4834/pronatec-abre-inscricoes-do-curso-de-petroleo-e-gas-em-candeias/
(Foto Divulgação)

✦ Técnico para ensino médio, com de aproximadamente um ano.

✦ Técnico para quem ainda esta cursando o ensino médio e esta matriculado no mesmo, com duração de aproximadamente um ano.

✦ E formação ou qualificação profissional, para aqueles que são trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, tendo em média a duração de aproximadamente dois meses.

As inscrições são realizadas a cada ano, então é necessário que o aluno ou cidadão fique de olho no portal ou ainda nas chamadas realizadas pela mídia de televisão. E no momento em que for faze-la é preciso que ele tenha em mãos os documentos pessoais, os dos pais juntamente com uma liberação caso ele seja menor de idade, comprovante de residência atual, e a comprovação de que concluiu, esta cursando ou faz parte dos integrantes liberados para realização do curso.

Enfim, feita a inscrição o aluno terá de comparecer ao polo de estudos no momento em que lhe for pedido para poder realizar os tramites legais finais e começar as aulas.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?