Brasil Blogado » Saúde » Sinais de excesso de peso

Sinais de excesso de peso

As pessoas que mantém um hábito de vida sedentária podem adquirir facilmente excesso de peso, caso não façam uma alimentação saudável. O ideal para manter-se no peso adequado é se alimentar bem e praticar atividades físicas regularmente.

     

Nos dias atuais existem muitas pessoas que se preocupam com seu estado físico, propriamente na estrutura aparente de seu corpo, bem como a qualidade de saúde. Seja por estética ou para se sentir satisfeito com o físico, muitas dessas pessoas utilizam de diferentes recursos para se manterem em forma.

Dietas, exercícios físicos regulares, intervenção cirúrgica entre outros procedimentos métodos, são válidos para manter as medidas ideias do corpo. Apesar disso, existem muitas pessoas que não conseguem se manter no peso adequado, ou ainda aqueles que por diversos fatores acabaram ganhando quilos extras.

Esse grupo em especial, deve ficar atento quanto a condição em que se mantêm, pois é importante ter a consciência de que a satisfação com corpo pode ser prejudicial quando um excesso de peso começa a criar problemas de saúde. Em vários países do mundo, consta a eminente quantidade de pessoas com excesso de peso, devido aos maus hábitos alimentares e sedentarismo, chegando a pesar em kg, medidas acima do considerado ideal, ou seja, entre 18,6 e 24,9 na tabela de ICMS – Índice de Massa Corporal.

Os sinais de excesso de peso podem ser identificados mesmo sem uma avaliação médica, a partir de alguns indicativos que o próprio corpo junto a alguns comportamos demonstram. Entre os mais evidentes, podem ser citados os seguintes:

Gordura abdominal – 

excesso de peso

Acúmulo excessivo de gordura localizada.

Essa região é mais propícia para acumular gordura, devido a má postura, e o consumo exagerado de alimentos gordurosos, açucarados e a ingestão de bebidas alcoólicas. Quando a circunferência abdominal do indivíduo está muito estendida, ele pode desenvolver doenças crônicas, como o diabetes. De acordo com alguns médicos, uma cintura saudável para homens é de até 102 centímetros e para mulheres até os 88 cm.

Transpiração excessiva –

excesso de peso

Grande quantidade de células corporais.

Quando se ganha peso extra, também se aumenta a sudorese, por causa da grande quantidade de células corporais acrescentadas, mais acelerado fica o metabolismo, por consequência a temperatura do organismo se eleva. O suor ocorre como forma de aliviar o aquecimento do corpo liberando a água acumulada.

Dores na coluna –

excesso de peso

Desgastes da coluna lombar.

Pessoas acima do peso possuem um risco maior de sofrer desgastes da coluna lombar, sendo assim terá problemas de locomoção, problemas para dormir, de postura e etc. Para melhor entendimento, o ideal é procurar um médico especialista, uma vez que essas dores podem ser provenientes de outras complicações de saúde.

Limitações físicas –

excesso de peso

O corpo já não suporta tanta carga como anteriormente.

Pessoas com excesso de peso costumam se sentir exaustos ao realizar qualquer atividade, seja um exercício ou mesmo uma simples caminhada. Essa condição limitada indica que o corpo já não suporta tanta carga como anteriormente, podendo até sofrer lesões nas articulações. É preciso fazer um acompanhamento com especialistas para perder os quilos extras e recuperar o condicionamento físico.

Distúrbios de sono –

excesso de peso

Doença causada pela má oxigenação dos tecidos.

Esses incômodos diretamente ligados à obesidade, também indica um sobrepeso, que comumente afeta o descanso noturno. O principal problema é a apneia do sono, uma doença causada pela má oxigenação dos tecidos, quando ocorre a insistência do ar para que o mesmo passe pela garganta. O acúmulo de gordura na região do pescoço e do abdômen causam esse event

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?