Brasil Blogado » Doenças » Sintomas do sarampo

Sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, os principais sinais e sintomas do sarampo são, pele com placas avermelhadas e ásperas, febre, coriza, tosse entre outros, acesse e saiba mais informações.

     

O sarampo é uma patologia/doença infecciosa e contagiosa causada por um vírus denominado de morbili vírus. O sarampo se enquadra no grupo das doenças que se manifestam através de alterações marcantes na pele. O sarampo normalmente, apresenta vários sintomas, sendo eles:

  • Exantema máculo-papular (pele com placas avermelhadas e ásperas);
  • Tosse intensa;
  • Conjuntivite;
  • Febre alta;
  • Coriza;

É importante ressaltar que o sarampo é considerada a mais grave das denominadas doenças comuns da infância. Quando há o contagio com o morbili vírus, é indicado procurar a orientação de um profissional da saúde, pois em alguns casos de sarampo é necessário a toma de medicamentos, sendo que os medicamentos tem o intuito de reforçar a capacidade de defesa do organismo.

Alguns cuidados podem/devem ser tomados para prevenir o contagio com o morbili vírus, tais como, manter em dia as doses da vacina anti-sarampo, sendo que o calendário de doses da vacina segue da seguinte forma:
Idade: 12 meses – dose única
Idade: 4-6 anos – 1º reforço
Idade: 12 anos – 2º reforço

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?