A cafeína afeta o emagrecimento?

A cafeína não afeta no emagrecimento, muito pelo contrário ela ajuda.  Para quem não sabe, ela é um composto químico classificado como alcalóide, que faz parte do grupo das xantinas, que é encontrado em certas plantas e também usado, para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. Sendo assim, ao invés dela deixar o organismo parado, ela o acelera, auxiliando quem esta em busca pela perda da gordura. Ou seja, ela pode ser consumida tranquilamente, desde que moderadamente. No mais, vejamos abaixo, quais são os seus reais benefícios.

Benefícios da cafeína

Além de servir como estimulante ela ainda ajuda em diversos outros meios, como:

* No aumento da concentração.

* Na diminuição da fadiga e aumento da respiração.

* Na capacidade de inibir o apetite, na utilização da gordura como combustível, e também, no momento de acelerar o metabolismo.

* Na prevenção de alguns tipos de cânceres, como por exemplo o do colo de útero.

* Na melhora das funções neurológicas, aumentando assim, a capacidade de processamento mental.

* Na digestão, pois estimula a secreção ácida do estômago.

* Na Prevenção do envelhecimento precoce.

* No acúmulo de líquidos, sendo assim, nos inchaços, provocados por ele. 

Não consuma em excesso.
Créditos da Imagem: http://gimnasiorizo.wordpress.com/2013/05/15/informacion-sobre-la-cafeina-y-efectos-secundarios/

Onde encontra-lá

Assim como muitos pensam, ela não está presente somente no café, também pode ser encontrada em diversos alimentos e em cápsulas, vendidas como suplementos alimentares.  E a melhor forma de conseguir sentir os benefícios dela em meio ao esporte realizado para o emagrecimento, é através dos líquidos, como o café, chá verde e outros, ou ainda, das cápsulas.

Como Utilizar

E pra usa-la como estimulante, pode estar consumindo cerca de 100 mg, três vezes ao dia, isso equivale à uma xícara de café extra forte por porção. Já para aqueles que querem aumentar a performance nos exercícios, indica-se que se tome cerca de 200 à 350 mg, uma hora antes do exercício, que ela agirá de modo como se ativasse a força, fazendo com que ocorra maior progresso na atividade física.

E como podem ver, ela não é consumida em excesso, como muitos fazem por aí, muito pelo contrário,  ela possui a quantidade exata, para que possa agir de modo adequado, pois assim, como quaisquer outro alimento, quando consumido em excesso pode acabar provocando sérios problemas a saúde, e no caso dela, bons exemplos disso, séria: a ritmia cardíaca, insônia, ansiedade, desidratação ou tremores. Ou seja, se não pretende fazer nenhum mau a sua saúde, procure conversar com o nutricionista e ver a quantidade exata que pode estar utilizando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.