Como prevenir o bullying

Bullying para quem não sabe, nada mais é do que uma situação, que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, que por sua vez, podem estar sendo feitas de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas.

Contudo o seu termo é de origem inglesa, significando então, o seguinte:  bully, valentão, brigão. Todavia, a palavra em si ainda não possui uma definição no português, pelo fato de se tratar de um assunto muito abrangente, mas pode-se perceber que ela esta ligada a outras, como: ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

No mais, essa ação vem acontecendo cada vez mais no dia-a-dia, principalmente nas escolas e em meio aos colegas de trabalho. E para que isso não venha acontecer é necessário que se tome muito cuidado e atenção. Pois o mesmo, pode acabar se transformando em uma depressão e levar até mesmo quem esta sofrendo a morte. Por tanto, se é educador ou ainda orientador de Rh, ou então vê, conhece ou sofre de bullying, não fique calado, procure por meios disso não vir acontecer mais. E para lhe ajudar separamos algumas dicas, acompanhe a seguir.

Dicas de como prevenir

Normalmente ele se acomete por meio de algum feito ou devido o corpo físico. E então, logo quem esta sofrendo do mesmo, começa a ter alterações no comportamento e humor. Tanto é que na maioria das vezes, a pessoa abusada tenta se desviar de qualquer modo do problema, porém, não é fazendo isso que ela conseguirá com que se pare, o que esta acontecendo, muito pelo contrário, e enfrentando de frente o problema, que se conseguirá dar a volta por cima.

E para que consiga isso é simples, basta verificar se o problema que estão levando como chacota realmente existe e se ele vem a lhe incomodar, e caso a resposta seja não. O que tem a se fazer é prosseguir e deixar os faladores falarem, pois de nada vai adiantar eles falarem se não te incomoda. Mas a partir do momento, que tais agressões passam a ser ameaças tanto verbais como físicas, o que se deve fazer é procurar auxílio de proteção, seja por meio de alguém que possa ajudar ou então, da policia.

Procure se afastar de quem esta cometendo o ato.
Créditos da Foto:
http://albertacrimeprevention.com/bullying-can-we-prevent-it/

No mais, se fores um educador, e perceber que isso esta acontecendo com seu aluno, converse com ele, com quem esta fazendo, e também com o responsável dos mesmos, mas tente não causar alarde, fala isso discretamente, assim, evita que os comentários se alastrem e a vida pessoal da pessoa em questão, volte ao normal. E se por acaso for um gestor de RH, faça o mesmo, converse com seus profissionais, veja o que pode estar sendo feito, e procure sempre estar aplicando gincanas motivacionais e realistas com todos. Pois por meio disso, poderá fazer com que o próximo enxergue o que realmente tem necessidade para vida dele e pare com o que esta fazendo.

Além disso  tudo, pode-se estar sendo criado programas contra prevenção dentro da cidade como um todo ou em locais particulares, caso seja de preferência. Pode-se estar capacitando melhor os profissionais tanto da área da educação, como quaisquer outra.  Montar sites e páginas de relacionamento, onde explique melhor o conteúdo para quem tem necessidade, dentre muitas outras coisas.

Mas enfim, para conseguir se desviar de todos os absurdos cometidos pela sociedade em meio a um desvaneio de pensamentos negativos é preciso que se tenha bastante agilidade e pense em tudo antes deles, pois assim, pode-se prevenir tudo que estar por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.