Aleitamento Materno Ministério da Saúde

Da mesma maneira que a mulher se prepara para a a maternidade, ele automaticamente se prepara para amamentar. A amamentação é uma fase importante na vida da mulher-mãe e essa mesma fase exige alguns cuidados importantes.

É de extrema importância que a gestante busque informações e auxilio com profissionais especializados em aleitamento materno e também com outras pessoas. É importante ressaltar que a experiência com a amamentação pode variar de mulher para mulher, pois algumas mulheres (lactantes) não encontram dificuldades ou problemas quanto a amamentação, já outras e as mulheres (lactantes) passam por algumas dificuldades iniciais, como, dores nas aureolas, rachamentos entre outros.

A fase de amamentação/lactação geralmente é bastante influenciada pela condição psicologia/emocional da mulher, levando ainda em consideração a sociedade na qual a mesma vive, por isso é de extrema importância o apoio dos familiares, do companheiro, dos profissionais da área da saúde e até da sociedade de maneira geral se torna fundamental para que a lactante amamente seu bebê sem problemas ou complicações.

Informações sobre a amamentação –

Amamentação- Preparo dos seios:
Durante todo o período de gestação, a natureza se encarrega de preparar o seio da gestante para a amamentação. Sendo que nos seios ocorrem diversas modificações fisiológicas/naturais no organismo da gestante, preparando a para futura a fase da amamentação.

Principais mudanças-

  • Os seios ficam maiores;
  • As aréolas tornam-se mais resistentes e bem mais escuras (isso ocorre pela ação dos hormônios);

Cuidados com as mamas (espécime de preparação para a amamentação sem possíveis complicações) –

  • Expor as mamas ao sol pelo período da manha (até as 10:00 da manhã), cerca de aproximadamente 20 minutos diários são suficiente;
  • Use sutiã confortável (de preferência aos de algodão);

Informações sobre Leite Humano e seus benefícios:
O leite humano é um alimento/alimentação ideal para bebês e crianças, pois o mesmo contém em sua composição vários nutrientes, chegando a ser considerado como um alimento completo capaz de garantir o desenvolvimento e o crescimento saudável do bebê durante os seus primeiros 2 anos de vida. O leite humano também é um alimento que proporciona rápida digestão, sendo assimilado com agilidade pelo organismo infantil. O leite humano ainda possui em sua composição mecanismos e componentes com alta capacidade de proteger o bebê/criança de diversas doenças.

O leite humano é uma espécime de simbiótico, pois é considerado como uma fonte natural de lactobacilos, oligossacarídios e bífidobactérias. Ressaltando que nenhum outro tipo de alimento é capaz de oferecer características imunológicas como o leite humano é capaz.

A amamentação é o processo que mais favorece o vínculo entre a mãe e o filho, pois o mesmo pode ser oferecido de mãe para filho, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, emocional e também no sistema nervoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.