Alergia a Glúten Sintomas

A Doença Celíaca (DC) é uma enfermidade causada no intestino delgado. A mesma é disparada e mantida pelo Glúten, que é uma proteína presente no trigo, centeio e cevada e os problemas ocorre em indivíduos geneticamente predispostos a doença.

No intestino do ser humano encontra-se dobras microscópicas da mucosa e que servem para promover maior absorção dos alimentos. E quando o glúten é consumido, a mucosa tende a inflamar, achatando as dobras e consequentemente acaba diminuindo a absorção e o individuo acaba apresentando os sintomas da doença.

E preciso que o portador da alergia tome cuidado ao comer algo, pois pode conter a substância do glúten, o que por sua vez gera a alergia.
O glúten pode ser encontrado nos pães, cereais e em outros produtos alimentícios.
(Foto:Divulgação)

Sintomas

A doença pode se manifestar em qualquer idade e em qualquer pessoa. Por tanto é válido tomar cuidado com os sintomas e alimentos. Acompanhe quais são os seus principais sintomas de quem tem alergia a glúten.

* Distensão abdominal, cólica, náuseas e vômitos.

* Dificuldade de adquirir peso e facilidade para perdê-lo.

* Baixa estatura.

* Fraqueza.

* Modificação no humor e dificuldade para dormir.

* Alteração na  pele.

* Anemia e falta de vitamina B12.

* Inchaço nos membros inferiores.

* Osteoporose.

Observação: os sintomas podem surgir na infância e desaparecer conforme o tempo, porém a intolerância vai sempre permanecer.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico pode estar sendo realizado por meio de um exame de sangue, urina e fezes ou por meio de uma dieta de glúten de mais ou menos duas ou três semanas. E durante esse período o paciente deve anotar tudo que sente para relatar ao médico, assim o mesmo poderá ajudar no laudo final e no início do tratamento.

O tratamento pode ser realizado de modo simples, sendo com o corte do glúten. Por tanto, o mesmo deve tomar cuidado com o que vai consumir e deve sempre estar olhando a procedência e os ingredientes do que irá comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.