Aparelho móvel: Limpeza, cuidados e manutenção

Usar aparelho ortodôntico, nem sempre é agradável, isso tudo pelo simples fato de ter que possuir um certo cuidado com ele, no momento da alimentação. Ainda mais quando ele é móvel e tem de ser retirado, pois esse ato, as vezes causa um certo constrangimento. E devido a isso é muitas outras situações, acabamos o deixando de lado ou até mesmo esquecemos de limpa-lo da maneira correta.

O que não pode acontecer de maneira alguma, pois ele pode acabar criando fungos, bactérias e outros, que podem prejudicar a saúde bucal ao invés de melhorar. E literalmente esse não é  o proposito, então confira algumas dicas de como cuidar de seu aparelho e de sua higiene bucal. 

Dicas

aparelho01A primeira coisa é pedir ao seu dentista aquela caixinha colorida, que tem um cheirinho de chiclete, para estar guardando o aparelho. Ela irá proteger ele, enquanto: dorme, se alimenta, escova os dentes ou retira para fazer alguma atividade que não pode estar o utilizando. Logo depois de o ter guardado, realize a sua atividade normalmente e depois faça a limpeza de seus dentes, céu da boca, bochechas e língua. Se possível faça até mesmo um gargarejo, pois quem usa aparelho, vai ficar com o gostinho de ferro na boca, o que consequentemente, acaba liberando um cheiro não muito agradável de se sentir.

Feito a limpeza é hora de verificar se o seu aparelho não está sujo também. Pegue o seu aparelho é tome bastante cuidado, pois na maioria das vezes, ele vai ser apenas um fio, com alguma peça, então ele é frágil. Se puder lave-o com uma escova de dente e água corrente. Se não for o caso, lave-o apenas com água corrente. Feito isso verifique se não ficou nenhum resíduo nele. E se não houver ficado, coloque em um papel toalha dentro da caixinha onde o guarda e deixe secar na sombra. Não vai demorar cerca de dez minutos, para que ele esteja seco por completo. E depois disso tudo basta coloca-lo novamente e renovar os cuidados sempre que preciso.

aparelho02Agora vamos falar um pouco sobre a manutenção. Ela deve ser feita ao menos uma vez no mês. E dependendo do aparelho, dentro de 15 em 15 dias. Caso o seu dentista peça que volte somente no período de três meses ou então se alguma coisa de errado acontecer, não faça. Pois todo é qualquer aparelho ortodôntico, vai necessitar de manutenção, dentro do prazo de um mês. Então arrume uma desculpazinha é marque a consulta sempre, dentro desse tempo.  Enfim é isso, e necessário ter cuidado total com a higienização do aparelho e da boca em si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.