Cuidados gravidez na adolescência

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum, nos dias de hoje, é esse problema vem preocupando o Ministério da Saúde Brasileiro, pois tudo indica que as adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo, o que não é bom, pois podem sofrer com diversas consequências, seja elas no meio físico, emocional, social e outros.

E isso vem acontecendo, devido os pais acharem constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, então, logo, eles ficam mau instruídos, e iniciam a vida sexual sem nenhum conhecimento e muito menos com cuidados, como a prevenção, o que acaba levando a gravidez.  Todavia, a partir do momento que não adianta mais conversar, ou seja,  que a adolescente já se encontra grávida, a única coisa a se fazer é apoiar, e mostrar a ela o caminho mais certo, para que se possa ter uma gestação tranquila e saudável.

E além disso, deve-se explicar a ela, que isso não é o fim de uma vida, mas sim, o começo de duas, que juntas vão aprender coisas novas, vão se tornar mais maduras, e que vão construir um lar mais firme, para que no futuro colha somente bons frutos. E em meio a todo esse contexto, os pais, familiares e até mesmo a escola, devem de estar presente, pois a partir do momento, em que a grávida nota, que tem mais apoio para continuar com seus afazeres, ela fica mais tranquila. Por tanto, esse é considerado um dos cuidados que se deve ter na  gestação de adolescentes. Contudo, fora os cuidados  já citados acima,  pede-se que a adolescente, tenha os mesmos cuidados que uma grávida normal, que por sua vez, vão ser todos ensinados em meio ao pré-natal.

Peça para seu filho tomar cuidado.
Converse com seu filho(a), sobre o assunto.
Foto Reprodução

Cuidados

As futuras mamães terão de:

. Tomar cuidado com a alimentação, pois ela será a base primordial de tudo. A final de contas, vai ser dali, que vai sair os nutrientes, que vai sustentar ela e o seu filho. 

. Que realize todos os exames que lhe foi pedido. 

. Que evite o abuso e quaisquer tipo de consumo de drogas, seja ela, álcool, cigarro e outros. 

. Que não use roupas apertadas e que a partir de um certo tempo, deixe o salto alto de lado. 

. Que procure sempre se manter informada em questão do que pode ou não pode fazer dentro da área da estética, como por exemplo, pintar o cabelo. 

. Que procure se exercitar, assim que houver a liberação médica. 

. Que tente conter o estresse e a ansiedade, pois isso pode prejudicar o bebê. 

. Que acate as ordens médicas, quando preciso ficar de repouso absoluto, para que não venha sofrer com maiores consequências. 

. E que acima de tudo, procure sempre levar a vida como era antes, mas que porém, sem muitos agitos e badalação. Pede-se isso, para que se tenha um controle emocional e até mesmo físico. 

Enfim, os cuidados que tem de se ter em uma gestação, são inúmeros, por isso que se deve ouvir bem o que as pessoas experientes falam, que se pesquise e retire todas as dúvidas, e que nunca duvide do amor, do ser que esta gerando, pois a ligação entre ambos é muito forte, mesmo que se venha ter aborrecimentos futuramente. No mais, deve-se sempre lembrar ao leitor, que tem de ter paciência com tudo que esta acontecendo e também, com quem esta a sua volta, pois do mesmo modo que é nova as coisas para ela, para o próximo também é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.