Como evitar os gases na gravidez

Toda é qualquer pessoa possui gases, estando grávida ou não, só que quando se esta gestante, o normal é que se tenha a mais, pelo fato da mulher receber doses a mais de progesterona no início da gestação, o que acaba fazendo, com que o tecidos do corpo, inclusive os do sistema digestivo, fiquem relaxados.

Contudo estes gases tendem ser mais comum, após as principais refeições, por tanto, podem estar sendo evitados com alguns hábitos simples,que veremos logo mais abaixo. No mais, sabe-se que os sintomas provocados devido a essa sensação de estufamento, por causa dos gases, são:

. Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;

. Flatulência;

. Prisão de ventre;

. Cólica intestinal.

Converse com seu médico sobre o assunto.
Não prenda, pois pode causar dor.
Foto Reprodução

O que fazer para evita-los

. Não fazer refeições grandes, ou seja, procurar ao longo do dia, comer pequenas quantidades que sejam capazes de te satisfazer. 

. Não falar enquanto estiver comendo, e procurar mastigar bem todo o alimento. 

. Limitar a ingestão de quaisquer tipo de líquido durante a alimentação, deixando-os assim, para depois. 

. Tomando qualquer tipo de bebida em copos, e não diretamente da garrafa ou ainda, canudinhos. 

. Evitando bebidas gasosas, sendo elas  o refrigerante ou a água gasificada.

. Usando roupas que sejam mais folgadas e confortáveis, principalmente na região da cintura e barriga, que se deve evitar quaisquer tipo de aperto. 

. Não mascar chicletes ou balas duras. 

. Evitar produtos adoçados artificialmente à base de sorbitol, pois o mesmo pode provocar flatulências. .

. Exercite-se. Procurar fazer algum tipo de caminhada, alongamento, relaxamento ou ioga. 

. Não fumar. 

. Evitar os alimentos que causam gases, como por exemplo: batata doce, ovos, repolho, cebola, brócolis, feijão, grão de bico, frituras, ervilhas, pêssego e grãos. 

Dica

Muitas pessoas dizem que é proibido tomar chá durante a gestação, pois muito deles é abortivo, mas não é bem assim. O chá de funcho (também conhecido como erva-doce), é indicado tanto para mamãe, como para o bebê recém nascido, pois ele alivia a dor e o desconforto, que se esta sentindo no corpo, por causa das gases e até mesmo da cólica. Por tanto, ele pode estar sendo tomado, antes, durante, e depois da gestação.  Contudo, para prepara-lo, vai ser necessário das seguintes coisas:

*  1 colher de sopa de sementes de funcho, uma xícara, água fervente. Basta ferver todos os ingredientes juntos e logo após coar e beber. 

Todavia, além do chá caseiro, a mamãe ainda pode estar optando por algumas medicações, do tipo o micro clister que costuma resolver o problema rapidamente. E além dele o Luftal (Dimeticona), mas que deve ser somente tomado, sob prescrição médica. Ou seja, nada de auto-medicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.