Mudanças mais comuns no corpo durante a gravidez

O corpo da gestante começa a mudar a partir do momento em que ela descobre que esta grávida. No primeiro mês ocorre a interrupção da menstruação, desconforto abdominal, dor nas mamas e principalmente mudanças emocionais, ela fica como se estivesse em uma verdadeira guerra com a TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Já no segundo mês as mudanças são um pouco maiores e começam a atingir o estado neurológico da mulher, a deixando assim com mais sono do que o comum e com letargia (diminuição dos reflexos), e isso pode durar até o final da gestação. E mais, a mulher passa a ganhar peso e a barriga a crescer.

Mas não é somente isso que se acomete nesse período. As mamas tendem ficar mais inchadas, doloridas e as veias e aurelas mais escuras , em amostra, e a bexiga começa a ficar apertada devido o útero esta crescendo, e então, a mulher ficará com mais vontade de fazer xixi, e além disso também sofrerá com ações, como enjoos, náuseas e vômitos.

No terceiro mês as mudanças e sintomas sentidos começam a mudar e serem sentidos drasticamente. Há mulher fica com sintomas de taquicardíaco, pois o volume de sangue aumenta para suprir as necessidades do feto, e além disso podem reclamar de fortes dores de cabeça. Já no quarto mês o corpo muda mais ainda. As regiões da genital, mamilo e também do rosto, começam a ficar mais escuras devido a alta produção de melanina.

Quinto mês. A mulher passa a ter mais pelos pelo corpo e  a pele pode ficar mais oleosa, causando assim as tão temidas acnes, que assim, como quaisquer outra não devem ser retiradas pelo fato da pele ser sensível e poder ficar marcada. E além disso, a grávida começa a sentir mudanças em sua postura, pois a barriga começa a pesar, então logo ela estará sentindo muita dor na região da lombar.

Não tenha medo das mudanças.
Observe seu corpo.
(Foto Reprodução)

Os especialistas e estudiosos sobre o caso dizem que o sexto mês é o mais tranquilo de todos, pois a barriga já esta mais amostra e as mamães já estão se acostumando com a ideia, porém elas podem sofrer com varizes devido a sobrecarga do peso do bebê, e também estrias devido a barriga e o seio estarem crescendo e esticando a pele. E também fortes dores no quadril, pois é quando ele começa a se preparar para chegada do bebê.

No sétimo mês o seu corpo não muda muito, porém o sintomas tendem a ficar mais fortes, ela começa a ter bastante azia, falta de ar, dores constantes nas costas e pode até mesmo sofrer de insônia devido não conseguir achar uma posição ideal para dormir. Mas é a partir do oitavo mês que ela realmente vai ver as mudanças e grandes diferenças, começando assim pelo o seu eixo que vai estar alterado devido o peso da barriga.

Partido disso, a mamãe sentirá muitas dores na lombar, a pressão sanguínea vai estar menor fazendo assim com que suas pernas e o restante do corpo comece a ficar inchado, e a ansiedade cada vez maior, o que por sua vez não é bom, pois pode acabar antecipando o parto. E enfim, o nono mês, que é quando a mulher começa a sentir o bebê pressionando sua bexiga, fazendo assim com que a vontade de urinar aumente, e com que sofra de hemorroidas.

Além disso a pressão sobre o quadril aumenta, pois a pélvis esta se preparando para o parto ou seja, saída e chegado do bebê. A barriga começa a descer gradativamente com o passar dos dias, fazendo assim com que as contrações e dores sejam mais fortes, até que chega o momento em que o tampão estoura e o bebê vem ao mundo, fazendo assim, com que a mamãe perca bastante líquido e sangue, e volte a ter o seu corpo em questão de meses, caso ela não tenha ganhado muito peso durante a gestação.

No mais elas ganham peso gradativamente, as unhas e cabelos ficam mais sensíveis devido a maior parte da vitamina adquirida estar sendo transferida para o bebê, os seios  ficam maiores, assim como o quadril, os pés ficam inchados, fazendo assim com que tenham de usar números maiores que seu pé, o mesmo valendo para as  roupas e entre outros.

Cálculo renal na gravidez é perigoso

Assim como quaisquer outra doença o cálculo renal- famosa pedra nos rins também é perigoso na gestação. Ele pode ser identificado assim como em qualquer outra pessoa, ou seja, por meio de uma simples ultrassonografia dos rins ou ainda pelos sintomas gerados, tais como: dor ao urinar, sangue na urina, presença de cristais, dor na região da virilha e lombar, infecção urinária e outros.

E apesar dele ser raro, se acometer apenas uma vez entre 1.150 grávidas, ele não pode ser retirado nesse período. Os médicos especialistas devem apenas tratar as dores causadas por ele com remédios antiespasmódicos, como por exemplo, os que combatem cólicas menstruais ou os que são derivados da morfina.

Faça exames periódicos.
Pedra nos rins.
(Foto Reprodução)

Pede-se que não faça a retirada das pedras, pois tanto a mamãe como o bebê podem sofrer bastante, tanto por se tratar de um procedimento cirúrgico, como por ter de levar ambos a realizar exames que podem afeta-los. Então uma das dicas para se evitar que isso venha acontecer é planejar a gestação, procurar auxílio médico e  identificar os possíveis problemas que se pode ter durante o período gestacional.

Caso já esteja com pedras nos rins, converse com seu médico e veja as possibilidades de tratamento, pois a dor sentida devido o problema pode aumentar com o passar dos dias, por causa da quantidade de hormônio contribuir para a dilatação do ureter e os cálculos passarem para bexiga, o que não é nada bom.

Contudo, não é preciso ficar tão aflita, pois 15 dias após o parto já é possível realizar a litotripsia (procedimento em que as pedras são “explodidas” por radiação e eliminadas pela urina). Mas atenção, pede-se que a mulher fique atenta quanto a disposição e esforço que vai ter de fazer e tem, pois a recuperação da gestação acaba fazendo com que eles fiquem limitados. Logo a maioria dos médicos pedem para que só se realize o procedimento, depois de um ano do nascimento do bebê.

Dica: Mesmo que não tenha nenhum cálculo detectado antes ou depois da gravidez, é bom se cuidar, então tome cerca de um copo de água por hora até anoitecer e não deixe jamais de ir ao banheiro a cada duas ou três horas.

Dúvidas frequentes durante a gravidez

Estar grávida e entrar em processo com um novo organismo- corpo, não somente pelo fato de estar gerando um ser humano dentro de si, mas também por passar por uma transformação como um todo. E é devido tamanha mudança que a mulher acaba tendo diversas dúvidas, e mesmo que o médico ginecologista- obstetra tente explicar tudo que é necessário, sempre vai surgir uma nova.

Então pensando nisso, fizemos uma breve seleção das dúvidas mais abordadas durante o período gestacional.

Dúvidas durante a gestação

1° Grávida pode ou não tomar antibiótico?

Resposta: Sim, pode. Mas atenção, pois ele só deve ser indicado em casos de extrema necessidade e urgência. E não deve ser tomado sem prescrição médica, pois somente o médico e que saberá a quantidade exata e qual o é o remédio mais apropriado para o caso.

2° Para que serve a injeção de corticoide?

Resposta: A injeção é indicada para gestações de alto risco, como por exemplo: grávidas de gêmeos, com hipertensão ou diabetes, que se encontram entre a 28ª e a 34ª semana de gravidez. E  além disso ela serve para acelerar a maturidade do pulmão fetal e reduzir em até 50% a chance de óbito da criança nascida antes da hora , o que também acaba evitando a necessidade de internação em UTI neonatal.

Observação: Ela não vai fazer com que o bebê venha ao mundo antes da hora certa.

3° Pode viajar de avião?

Resposta: Sim, pode. Mas pede-se para tomar cuidado quanto a ansiedade e também pressão sanguíneas e de ar. Caso tenha de viajar, converse com seu médico, veja se possui necessidade, e se sim, pegue um parecer com ele, pois algumas empresas pedem o mesmo por questão de segurança. E atenção, caso a viagem passe das duas horas, recomenda-se que a gestante levante do local e circule pelo avião,  para favorecer a circulação sanguínea, já que a posição oferecida pelo mesmo causa desconforto e inchaço.

Converse no máximo com seu médico.
Não fique com dúvidas.
(Foto Reprodução)

4° Pode depilar com cera quente?

Resposta: Essa ainda é uma questão bastante discutida entre os especialista. Alguns dizem que pode tanto com a cera quanto com a lâmina,  já outros indicam que não, pois além de poder ser muito agressivo a pele e ao bebê pelo fato de senti as fisgadas, é doloroso para a mamãe, que por sua vez esta com a pele mais sensível.

5° Pode pintar o cabelo?

Resposta: Não é indicado que se pinte o cabelo, pelo fato do corante poder ser transferido para o couro cabeludo do bebê. E além disso, pede-se que não utilize nenhum tipo de produto que contenha amônia, formol, chumbo ou algum tipo de relaxante ou alisante, pois ambos não são bons para o desenvolvimento do feto.

6° Pode descolorir os pelos do corpo?

Resposta: Não! Pede-se para evitar o tratamento de coloração de pelos, pois não se sabe ainda ao certo se os produtos podem ou não afetar o bebê. E atenção, pois o mesmo vale para os produtos que retiram os pelos. Eles além de serem fortes, fazem mau.

7° Pode andar de cavalo ou moto:

Resposta: Pode até um certo período da gestação. Os médicos indicam que ao chegar ao sexto mês comece a evitar, pelo fato da postura já não se encontrar tão agradável para gestante. Mas atenção, pois até mesmo antes pode ser perigoso. Imagine só se leva uma queda. Ela pode ser fatal para vida de seu filho. Então se puder evitar, vai ser melhor.

8° O intestino esta preso a dias, o que devo fazer?

Resposta: Devido o corpo da mulher estar passando por diversas transformações ela pode acabar ficando com o intestino preso, e para liberação do mesmo, ela pode estar optando por algumas mudanças na alimentação, como por exemplo, uma maior ingestão de fibras. E se por acaso o indicado não funcionar, o médico poderá passar um laxante para desobstruir a passagem e liberar o bolo fecal.

9° Pode tomar banho de sauna?

Resposta: Não é indicado devido a temperatura do local. Ela pode pode provocar enjoo, queda de pressão arterial, desmaio e entre outros.

10° O que pode ser feito para preparar os mamilos, para amamentação?

Resposta: Alguns médicos indicam que se passe a bucha vegetal encima deles de duas a três vezes por semana. Já outros que se faça uma exposição ao sol por cerca de dez minutos todos os dias. E outros que se faça uma massagem todos os dias. Enfim, converse com o seu médico e veja qual ele acha mais apropriado e se é realmente preciso que se faça isso.

Melasmas na gestação

Se previna.

Durante a gestação o organismo da mulher esta em constante mudança, e uma delas é a alteração hormonal que por sua vez acaba provocando inúmeros problemas, mas em principal uma hiperpigmentação na pele. Ou seja o índice de estrogêneo fica alto e a sensibilidade a luz solar aumenta, fazendo assim com que surjam as manchas chamadas de melasmas ou cloasmas.

Essas manchas são de cor marrons e normalmente costumam aparecer nas seguintes regiões:(bochechas, testa, nariz e lábio superior), colo e braços. Na barriga pode ser que apareça também, e se por acaso acontecer, elas vão ser uma lista marcada que vai se estender do umbigo em direção a área pubiana, normalmente quase todas as mulheres a possui. No mais o principal fator que provoca o surgimentos dessas manchas é a exposição solar, porém a predisposição genética e as alterações hormonais também contribuem.

Se previna.
Créditos da Imagem: http://www.forflawlessskin.com/skincare-problems/hyperpigmentation/hyperpigmentation-101-what-it-is-and-how-to-treat-it

Por isso que não tem como prever se todas as mulheres vão ter ou não as manchas durante a gestação. Todavia é melhor reforçar a prevenção e cuidados desde o início, ou seja, antes mesmo da gravidez. E para isso é pedido que se use o filtro solar todos os dias, mesmo em períodos em que o clima seja de chuva ou esteja nublado, pois o que faz com que a pele sofra não é a claridade mas sim os raios solares que em momento algum deixam de estar presente.

Como elimina-lá

Para elimina-lá e preciso procurar auxílio médico dermatológico, para que ele faça uma analise e veja a profundidade em que a mancha se encontra, pois quando a pigmentação atinge a derme, fica difícil de corrigir o problema.  Todavia se a pigmentação estiver restrita à epiderme, que por sua vez é a camada mais superficial da pele, o tratamento ainda é possível. E para trata-lá e preciso seguir as ordens médicas a risca.

Ah, mas eu estou grávida, não posso utilizar ácido. Isso é mito! No momento do tratamento o médico irá passar um ácido a base de glicólico, ceramidas 3B e protetor solar, que são substâncias fracas. Daí a mulher-gestante o utiliza sob recomendações e só passa para uma fórmula mais avançada a partir do momento em que ela realizar o desmame. E quando isso acontece os tratamentos mais indicados, são os seguintes: peelings suaves à base de ácido retinóico, kójico, fídico, licorice, arbutin e hidroquinona. Contudo o resultado pode começar aparecer no prazo de 15 a 30 dias.

Como controlar a ansiedade e o nervosismo na gravidez

Não deixe nada fazer mau a você e seu filho.

A ansiedade e o nervosismo na maioria das vezes caminham de mãos dadas, ainda mais quando se esta grávida. E isso tende acontecer devido as mulheres receberem uma dose de hormônio a mais em seu organismo, o que por sua vez acaba gerando múltiplas sensações, como por exemplo, a alteração de humor. Ou seja, no mesmo instante que a gestante esta sorrindo, pode estar triste, furiosa, ansiosa e assim por conseguinte. E essas alterações podem fazer mau para mamãe e também para o desenvolvimento do bebê, e sendo assim ela deve ser tratada.

Para quem não sabe a ansiedade é considerada uma doença perigosa, pois o seu quadro pode se desenvolver e deixar seu portador debilitado até que não aguente mais e venha a óbito. Porém a sentida pelas mamães tendem a ser  um pouco diferente. Elas se encontram nesse meio devido a pressão que estão sentindo por causa da mudança de vida, de planos, por tudo ser novo, ou ter saído de seu eixo. Então, ela não precisa ser considerada um monstro de sete cabeças, mas como já dito logo acima, deve ser tratada para que assim não ocorra nenhum mau com ambos.

Tipos

Existem dois tipos de ansiedade, vejamos quais são e como trata-los.

Não deixe nada fazer mau a você e seu filho.
Controle seus ânimos.
(Foto Reprodução)

. Leve: é aquela que possui o quadro estável e não patológico. Nela o portador fica agitado e pode ter alterações nos batimentos cardíacos e na respiração. E para trata-lá é indicado técnicas de relaxamento, treinamento de respiração abdominal, meditação, além de ioga e acupuntura.

. Grave: é quando o quadro já precisa de apoio e acompanhamento psicológico para que não haja o desenvolvimento da doença, pois nele o paciente já se encontra dependente do medo, e se encontra controlado por ele em diversas situações. No mais, ela deve ser tratada por meio de medicações como antidepressivos na medida certa. E atenção, deve-se evitar os ansiolíticos, o chamado calmantes da tarja preta, pois eles fazem mau para o desenvolvimento do bebê.

Dicas

Existem alimentos que podem trazer benefícios contra essa ação, pois são ricos em vitaminas e aminoácidos, que auxiliam no controle da ansiedade e melhora os níveis de serotonina (substância que provoca bem estar). Como por exemplo: amêndoas, mala, laranja, uva, espinafre, mel,abacate, aveia, alimentos integrais, banana, chocolate amargo, nozes, carnes, peixes, queijo minas, batata, ovo e outros. 

E também algumas ações que devem ser evitadas, como: o uso de cigarro, bebida alcoólica, cafeína, frituras, enlatados, pimenta e de mais, pois fazem mau para o intestino da gestante e também, não favorecem no procedimento de crescimento do feto. e seus órgãos.

E além disso, a mamãe pode tentar se controlar sozinha. Quando ela estiver percebendo que esta ficando nervosa, basta com que feche os olhos, conte até 10, respire bem fundo, tome pequenos goles de água devagar, ou ainda,  procure caminhar um pouco para liberar a energia contida no sintoma. Fazendo isso, aos poucos ela vai voltando ao normal e se controlando.

Cuidados nos primeiros meses de gestação

Mude seus hábitos.

Na verdade os cuidados para com a gestação, deveriam se iniciar antes mesmo de se engravidar, ou seja, na fase pré-concepcional, pois assim, o obstetra poderia estar analisando os antecedentes obstétricos e genéticos do casal, levantando casos como de abortos recorrentes e também, os problemas de fundo genético, como a síndrome de Down. Contudo, como já foi ocorrido a concepção é o bebê já esta se desenvolvendo na barriga da mamãe, deve-se tomar muitos cuidados nos primeiros meses de gestação, mas precisamente, no primeiro trimestre, que é quando o bebê esta se desenvolvendo.

Então, a mamãe deve tomar o seu primeiro cuidado, que é ir ao médico obstetra e realizar todos os exames, ainda mais, se ela for Diabética, hipertensa, portadoras de problemas de tireoide ou de hipófise, pois  essas disfunções comprometem a liberação de hormônios essenciais para o crescimento das células, e pode até mesmo prejudicar o bebê. Todavia, outras complicações que podem prejudicar o bebê e até mesmo a formação da placenta, são: a toxoplasmose, rubéola e citomegalovirose, e outros.

No mais, tais sinais podem estar sendo encontrados por meio de dois exames, que são: o ultra-som morfológico e a translucência nucal. O primeiro permite detectar qualquer alteração estrutural do feto, como por exemplo: a ausência de órgãos e membros. Já a translucência, pode identificar com pequena margem de erro problemas genéticos, como a síndrome de Down. Enfim, é preciso sempre se ter vários cuidados dentro da gestação, ainda mais pelo fato de qualquer motivo poder levar a perda do bebê. Contudo, vejamos a seguir, algumas mudanças de hábitos e cuidados, que podem estar sendo levados em consideração, para com a gestação.

Mude seus hábitos.
Cuide de sua saúde e seu filho agradecerá.
Foto Reprodução

Cuidados e Mudanças de Hábito

. A suplementação com ácido fólico. Ele pode estar sendo encontrado em diversos alimentos, porém como ele é muito exigido pelo corpo, a mamãe além de ter que coloca-lo em sua alimentação, vai ter de consumi-lo em forma de medicação, que por sua vez, vai estar sendo passada pelo médico obstetra.  

. Imunização. Como a imunidade da mamãe vai estar baixa devido estar tendo que dividir os seus nutrientes e organismos com seu filho, ela vai ter de se imunizar contra algumas doenças, ou seja, o médico irá prescrever algumas injeções para que ela possa tomar, do tipo, hepatite B, rubéola, gripe e em caso de ter que fazer o parto cesária, uma antitetânica, também.

. Aferir frequentemente a pressão arterial, pois pode acontecer do caso, da mamãe ser ou ficar hipertensa durante a gestação. E fora isso, pede-se também, que se tenha o controle glicêmico, diabético e de quem possui a tendência de engordar, pois terão de fazer dieta, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê. 

. Suspender o uso de analgésicos e antitérmicos, e somente usar aqueles que forem prescritos pelo médico que esta cuidando da gestação. 

. Que se evite os cremes que possuam ácido retinóico na fórmula, pois causam malformações.

. Que não faça nenhum tipo de uso, de drogas, seja ela bebida alcoólica, cigarro e outros. 

. Que elimine ou diminua significativamente o consumo de: cafeína, chá preto, refrigerantes à base de cola e até mesmo, os chocolates.

. Que seja adepta as atividades físicas, menos aquelas que provoquem alto impacto. 

. Que ingira alimentos, que contenha, ácido fólico, vitaminas do complexo B, B6, cálcio, ferro, zinco e fibras, e que se evite ao máximo o iodo, pois ele pode provocar inchaços e fazer subir a pressão arterial.