Brasil Blogado » Gravidez » Dúvidas frequentes durante a gravidez

Dúvidas frequentes durante a gravidez

Se esta gestante e cheias de dúvidas, leia a matéria que preparamos. Temos certeza de que ela será útil em sua preparação.

     

Estar grávida e entrar em processo com um novo organismo- corpo, não somente pelo fato de estar gerando um ser humano dentro de si, mas também por passar por uma transformação como um todo. E é devido tamanha mudança que a mulher acaba tendo diversas dúvidas, e mesmo que o médico ginecologista- obstetra tente explicar tudo que é necessário, sempre vai surgir uma nova.

Então pensando nisso, fizemos uma breve seleção das dúvidas mais abordadas durante o período gestacional.

Dúvidas durante a gestação

1° Grávida pode ou não tomar antibiótico?

Resposta: Sim, pode. Mas atenção, pois ele só deve ser indicado em casos de extrema necessidade e urgência. E não deve ser tomado sem prescrição médica, pois somente o médico e que saberá a quantidade exata e qual o é o remédio mais apropriado para o caso.

2° Para que serve a injeção de corticoide?

Resposta: A injeção é indicada para gestações de alto risco, como por exemplo: grávidas de gêmeos, com hipertensão ou diabetes, que se encontram entre a 28ª e a 34ª semana de gravidez. E  além disso ela serve para acelerar a maturidade do pulmão fetal e reduzir em até 50% a chance de óbito da criança nascida antes da hora , o que também acaba evitando a necessidade de internação em UTI neonatal.

Observação: Ela não vai fazer com que o bebê venha ao mundo antes da hora certa.

3° Pode viajar de avião?

Resposta: Sim, pode. Mas pede-se para tomar cuidado quanto a ansiedade e também pressão sanguíneas e de ar. Caso tenha de viajar, converse com seu médico, veja se possui necessidade, e se sim, pegue um parecer com ele, pois algumas empresas pedem o mesmo por questão de segurança. E atenção, caso a viagem passe das duas horas, recomenda-se que a gestante levante do local e circule pelo avião,  para favorecer a circulação sanguínea, já que a posição oferecida pelo mesmo causa desconforto e inchaço.

Converse no máximo com seu médico.

Não fique com dúvidas.
(Foto Reprodução)

4° Pode depilar com cera quente?

Resposta: Essa ainda é uma questão bastante discutida entre os especialista. Alguns dizem que pode tanto com a cera quanto com a lâmina,  já outros indicam que não, pois além de poder ser muito agressivo a pele e ao bebê pelo fato de senti as fisgadas, é doloroso para a mamãe, que por sua vez esta com a pele mais sensível.

5° Pode pintar o cabelo?

Resposta: Não é indicado que se pinte o cabelo, pelo fato do corante poder ser transferido para o couro cabeludo do bebê. E além disso, pede-se que não utilize nenhum tipo de produto que contenha amônia, formol, chumbo ou algum tipo de relaxante ou alisante, pois ambos não são bons para o desenvolvimento do feto.

6° Pode descolorir os pelos do corpo?

Resposta: Não! Pede-se para evitar o tratamento de coloração de pelos, pois não se sabe ainda ao certo se os produtos podem ou não afetar o bebê. E atenção, pois o mesmo vale para os produtos que retiram os pelos. Eles além de serem fortes, fazem mau.

7° Pode andar de cavalo ou moto:

Resposta: Pode até um certo período da gestação. Os médicos indicam que ao chegar ao sexto mês comece a evitar, pelo fato da postura já não se encontrar tão agradável para gestante. Mas atenção, pois até mesmo antes pode ser perigoso. Imagine só se leva uma queda. Ela pode ser fatal para vida de seu filho. Então se puder evitar, vai ser melhor.

8° O intestino esta preso a dias, o que devo fazer?

Resposta: Devido o corpo da mulher estar passando por diversas transformações ela pode acabar ficando com o intestino preso, e para liberação do mesmo, ela pode estar optando por algumas mudanças na alimentação, como por exemplo, uma maior ingestão de fibras. E se por acaso o indicado não funcionar, o médico poderá passar um laxante para desobstruir a passagem e liberar o bolo fecal.

9° Pode tomar banho de sauna?

Resposta: Não é indicado devido a temperatura do local. Ela pode pode provocar enjoo, queda de pressão arterial, desmaio e entre outros.

10° O que pode ser feito para preparar os mamilos, para amamentação?

Resposta: Alguns médicos indicam que se passe a bucha vegetal encima deles de duas a três vezes por semana. Já outros que se faça uma exposição ao sol por cerca de dez minutos todos os dias. E outros que se faça uma massagem todos os dias. Enfim, converse com o seu médico e veja qual ele acha mais apropriado e se é realmente preciso que se faça isso.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?