Mudanças mais comuns no corpo durante a gravidez

O corpo da gestante começa a mudar a partir do momento em que ela descobre que esta grávida. No primeiro mês ocorre a interrupção da menstruação, desconforto abdominal, dor nas mamas e principalmente mudanças emocionais, ela fica como se estivesse em uma verdadeira guerra com a TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Já no segundo mês as mudanças são um pouco maiores e começam a atingir o estado neurológico da mulher, a deixando assim com mais sono do que o comum e com letargia (diminuição dos reflexos), e isso pode durar até o final da gestação. E mais, a mulher passa a ganhar peso e a barriga a crescer.

Mas não é somente isso que se acomete nesse período. As mamas tendem ficar mais inchadas, doloridas e as veias e aurelas mais escuras , em amostra, e a bexiga começa a ficar apertada devido o útero esta crescendo, e então, a mulher ficará com mais vontade de fazer xixi, e além disso também sofrerá com ações, como enjoos, náuseas e vômitos.

No terceiro mês as mudanças e sintomas sentidos começam a mudar e serem sentidos drasticamente. Há mulher fica com sintomas de taquicardíaco, pois o volume de sangue aumenta para suprir as necessidades do feto, e além disso podem reclamar de fortes dores de cabeça. Já no quarto mês o corpo muda mais ainda. As regiões da genital, mamilo e também do rosto, começam a ficar mais escuras devido a alta produção de melanina.

Quinto mês. A mulher passa a ter mais pelos pelo corpo e  a pele pode ficar mais oleosa, causando assim as tão temidas acnes, que assim, como quaisquer outra não devem ser retiradas pelo fato da pele ser sensível e poder ficar marcada. E além disso, a grávida começa a sentir mudanças em sua postura, pois a barriga começa a pesar, então logo ela estará sentindo muita dor na região da lombar.

Não tenha medo das mudanças.
Observe seu corpo.
(Foto Reprodução)

Os especialistas e estudiosos sobre o caso dizem que o sexto mês é o mais tranquilo de todos, pois a barriga já esta mais amostra e as mamães já estão se acostumando com a ideia, porém elas podem sofrer com varizes devido a sobrecarga do peso do bebê, e também estrias devido a barriga e o seio estarem crescendo e esticando a pele. E também fortes dores no quadril, pois é quando ele começa a se preparar para chegada do bebê.

No sétimo mês o seu corpo não muda muito, porém o sintomas tendem a ficar mais fortes, ela começa a ter bastante azia, falta de ar, dores constantes nas costas e pode até mesmo sofrer de insônia devido não conseguir achar uma posição ideal para dormir. Mas é a partir do oitavo mês que ela realmente vai ver as mudanças e grandes diferenças, começando assim pelo o seu eixo que vai estar alterado devido o peso da barriga.

Partido disso, a mamãe sentirá muitas dores na lombar, a pressão sanguínea vai estar menor fazendo assim com que suas pernas e o restante do corpo comece a ficar inchado, e a ansiedade cada vez maior, o que por sua vez não é bom, pois pode acabar antecipando o parto. E enfim, o nono mês, que é quando a mulher começa a sentir o bebê pressionando sua bexiga, fazendo assim com que a vontade de urinar aumente, e com que sofra de hemorroidas.

Além disso a pressão sobre o quadril aumenta, pois a pélvis esta se preparando para o parto ou seja, saída e chegado do bebê. A barriga começa a descer gradativamente com o passar dos dias, fazendo assim com que as contrações e dores sejam mais fortes, até que chega o momento em que o tampão estoura e o bebê vem ao mundo, fazendo assim, com que a mamãe perca bastante líquido e sangue, e volte a ter o seu corpo em questão de meses, caso ela não tenha ganhado muito peso durante a gestação.

No mais elas ganham peso gradativamente, as unhas e cabelos ficam mais sensíveis devido a maior parte da vitamina adquirida estar sendo transferida para o bebê, os seios  ficam maiores, assim como o quadril, os pés ficam inchados, fazendo assim com que tenham de usar números maiores que seu pé, o mesmo valendo para as  roupas e entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.