Aprenda quais os princípios que regem o conhecimento geográfico

Quando estamos observando uma paisagem, percebemos inúmeras situações no ambiente, podendo elas serem sociais ou naturais. E essa possibilidade de estar observando a paisagem pode ajudar a captar a matéria para saber como tudo se desenvolve em nosso meio.

Por exemplo: no caso de uma montanha, podemos verificar sua formação com o passar dos tempos. O mesmo pode ser feito com o ser humano e demais seres vivos ou até mesmo objetos.

Conforme o espaço em que o homem mora, vai se desenvolvendo e faz-se necessário novas pesquisas. Para isso deve-se abranger o espaço topológico (espaço vivido e percebido). Por tanto, esse vai ser o fator principal que vai reger o conhecimento geográfico, a pesquisa do lugar, paisagem e território, isso é espaço geográfico.

A geografia estuda o espaço de tudo aquilo que se tem no mundo.
Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície terrestre.
(Foto Reprodução)

E tais princípios e explicações surgiram no final do século XVIII para que pesquisadores chegassem nas conclusões que estudamos hoje, eles se basearam na analise de que um território é o espaço ocupado por alguma espécie, sendo ela de origem animal ou vegetal e que nele acontece diversas mudanças, podendo ser relacionadas á tal ser ou não.

Porém, teve quem foi contra a esse conceito e dizia que a terra ou  território era propriedade da sociedade, o que faz  com que ele se tornasse um estado. Ou seja: o território é um espaço nacional, formada pela sociedade.

Mas olhando de um modo mais geográfico, podemos dividir os princípios de cinco maneiras, sendo elas:

> A Extensão é vista como circunstância comportamental de um território durante sua seleção natural, das diversas espécies sendo um território em processo de desenvolvimento com a sua cultura, governo, economia e outros que auxiliam sua expansão definitiva.  

> O entendimento da Analogia  é afirmar que a disciplina geográfica é a descrição de temas diferenciados tais como os tipos climáticos, acidentes geográficos, atividades econômicas e demais formações, desde que estejam envolvidas com o início da comparatividade.

> A Casualidade tende afirmar que qualquer causa pode provocar efeito e vise-versa.

> Conexidade tem origem na ligação entre campos de estudo e acontecimentos que ocorrem na história.  

> E por fim a  atividade que está envolvida com a parte do dever analítico da geografia para vida real.

Estude geografia e entenda de onde surgiu tudo.
Observe o mundo que esta em sua volta e veja o que pode aprender geograficamente.
(Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.