Quais as principais formas de relevo terrestre

Formas do relevo terrestre

O relevo terrestre compreende toda a superfície do planeta Terra, ou seja, a expressão de modelagem de todo o território do globo. Sua formação é responsável por marcar a história geológica de toda a extensão mundial e mesmo com tantas informações, ainda passa por constantes transformações a todo momento.

A formação das paisagens naturais é explicada através dos relevos, pelas suas diferenças de altitudes, desníveis e fisionomia de seus elementos. Pesquisas geográficas revelam que existem dois principais agentes que interferem nessa conceituação, sendo um de origem interna (endógenos) e o outro externa (exógenas).

Observação: É importante ressaltar que além dos agentes de relevo, os seres humanos e suas atividades também são responsáveis pelas alterações e transformações da superfície da Terra.

Formas do relevo terrestre
Representação do planeta Terra.
(Foto: Reprodução)

Para que haja uma melhor compreensão dos relevos terrestres, geógrafos subdividiram essa estrutura em particularidades de estudos de acordo com suas características básicas, sendo elas:

Depressões

Correspondem as regiões geográficas que possuem as menores altitudes, ficando normalmente abaixo do nível do mar ou da área em que a circunda. Geralmente, sua superfície tem uma modelagem côncava ou plana, sendo caracterizada pela predominância do acúmulo de sedimentos após terem passado por um período de erosão.

Sua complexidade se distingue em dois tipos:

  • Depressões absolutas: são aquelas que se localizam abaixo do nível do mar;
  • Depressões relativas: são aquelas que são mais baixas que as regiões ao seu redor.

Os vulcões desativados são bons exemplos de depressões. Um fator considerado normal nessas áreas são as formações de lagos.

Montanhas

Se tratam dos relevos com acentuadas elevações, com intensas declividades e grandes altitudes (sendo todas elas superiores a das regiões vizinhas). Se originam do encontro entre as placas tectônicas que acontece na crosta terrestre, tendo elas origens geológicas ou vulcânicas. O seu conjunto aglomerativo é denominado como cordilheiras ou cadeias montanhosas.

Tipos de montanhas:

  • Dobradas: formadas pelo tectonismo, ou seja, pela constituição dos dobramentos terrestres;
  • Erodidas: formadas pela erosão de suas áreas de entorno através do desgaste da superfície;
  • Falhadas: formadas pelos falhamentos dos blocos rochosos;
  • Vulcânicas: formadas pela composição e ação dos vulcões.

Exemplos: Pico da Neblina (Brasil) e Monte Everest (China).

Planaltos ou platôs

Se tratam de regiões com altitudes diversificadas, porém limitadas, devido um dos seus lados possuir uma superfície consideravelmente rebaixada. Seus cumes costumam ser nivelados, tendo sua formação originada pelas erosões, podendo elas terem sido propiciadas pela ação do vento ou da água. Esse tipo de relevo é rico em ondulações e serras, se manifestando com frequência em chapadas, como o Planalto Central, que se estende por cindo estados brasileiros, sendo eles o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Tocantins.

Tipos de planaltos:

  • Basálticos ou Cristalinos: formados por rochas magmáticas intrusivas e metamórficas;
  • Sedimentares: formados por rochas do tipo sedimentar;
  • Vulcânicos: formados por rochas vulcânicas.

Planícies

Compreende as regiões com pouca ou nenhuma variação de altitude, tendo geralmente uma superfície plana. São localizadas (na maioria dos casos) em áreas que possuem baixas altitudes, sendo formadas por rochas sedimentares, isso porque o acúmulo de sedimentos se faz constante nesses locais.

Esse relevo é classificado como o mais propício para as ocupações humanas, por causa das suas características. Geógrafos revelam que em torno das planícies é fácil observar a formação de cursos d’água, que normalmente provocam alagamentos nos períodos de cheia (planícies de inundação).

Tipos de planícies:

  • Fluviais: aquelas que se encontram próximas a leito de rios;
  • Litorâneas: aquelas que se encontram próximas a áreas litorâneas.

Nova ordem mundial geografia

Divisão por norte e sul.

A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial é um conceito político e econômico baseado no contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. Tal ordem se fundamentou  no final da década de 80, simultaneamente a queda do muro de Berlim que ocorreu em 1989 e o desmembramento da União Soviética em 1991.

O termo é aplicado de maneira abrangente, tanto que no contexto atual ela se refere a importância das novas tecnologias e globalização. A nova Ordem Mundial visa garantir o desenvolvimento do capitalismo, onde sua estrutura é baseada em uma hierarquia entre países, frisando sempre o nível de desenvolvimento econômico.

 Distribuição do poder internacional

Para poder distinguir a nova ordem política foram utilizados diversos termos, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornariam soberanos diante da impossibilidade de qualquer país rivalizar os norte-americanos neste quesito. Em outros termos há toda uma situação econômica e tecnológica que visam a multipolaridade, apresentando três grandes blocos:

Divisão por norte e sul.
Créditos da Imagem: http://nousorbewy.blogspot.com.br/

1°) Estados Unidos;

2°) União Européia;

3° ) Bloco asiático: Japão e China.

 Mudanças na hierarquia internacional 

Uma das mudanças na hierarquia internacional é a necessidade de reclassificação dos Estados, devido o fim dos termos segundo e terceiro mundo. Atualmente os países estão divididos entre norte e sul. O norte são Estados desenvolvidos e o Sul subdesenvolvidos.

Qual o principal meridiano da terra

O Principal meridiano da terra é o Greenwich, essa linha imaginaria divide o globo terrestre em duas partes, sendo elas ocidente e oriente. A linha corta países como o Reino Unido, França, Espanha, Argélia  Mali, Burkina Faso e Gana. O meridiano de Greenwish ainda permite medir a longitude, aquela linha que corta o globo terrestre, mais conhecida como linha do equador.

Meridiano G1
Além de dividir o mundo entre ocidental e oriental, a linha de Greenwich também determina o fuso horário de cada país. (foto:reprodução)

O meridiano serve como referência para cálculos de distância em longitude e também estabelece os fusos horários de cada país.  Cada fuso horário tem como obrigação corresponder a uma faixa que no qual possui 15° de longitude de largura e a mesma recebe o nome de hora de Greenwich ou podemos chama- la de Greenwich Mean Time representada pela sigla (GMT).

A Terra foi dividida em linhas nos sentido verticais e horizontais, tal processo foi realizado para que pudéssemos saber a posição de qualquer região na superfície terrestre. Esses círculos foram chamados de paralelos e meridianos. Os meridianos são as grandes linhas que cortam os polos da terra. Já os paralelos são os círculos menores e perpendiculares ao meridiano.

Características do Meridiano

  1. Todo e qualquer meridiano deve possuir uma direção norte e sul.
  2.  Os meridianos possuem a separação no equador; e se que se unem na direção dos dois pontos comuns, que no qual são os polos.
  3. Pode se traçar inúmeros meridianos sobre o globo; pois o mesmo é infinito. Sendo assim, existe um meriano para qualquer parte do globo.

O Vídeo foi feito por turistas que visitaram a linha que divide o mundo. 

Aprenda quais os princípios que regem o conhecimento geográfico

Quando estamos observando uma paisagem, percebemos inúmeras situações no ambiente, podendo elas serem sociais ou naturais. E essa possibilidade de estar observando a paisagem pode ajudar a captar a matéria para saber como tudo se desenvolve em nosso meio.

Por exemplo: no caso de uma montanha, podemos verificar sua formação com o passar dos tempos. O mesmo pode ser feito com o ser humano e demais seres vivos ou até mesmo objetos.

Conforme o espaço em que o homem mora, vai se desenvolvendo e faz-se necessário novas pesquisas. Para isso deve-se abranger o espaço topológico (espaço vivido e percebido). Por tanto, esse vai ser o fator principal que vai reger o conhecimento geográfico, a pesquisa do lugar, paisagem e território, isso é espaço geográfico.

A geografia estuda o espaço de tudo aquilo que se tem no mundo.
Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície terrestre.
(Foto Reprodução)

E tais princípios e explicações surgiram no final do século XVIII para que pesquisadores chegassem nas conclusões que estudamos hoje, eles se basearam na analise de que um território é o espaço ocupado por alguma espécie, sendo ela de origem animal ou vegetal e que nele acontece diversas mudanças, podendo ser relacionadas á tal ser ou não.

Porém, teve quem foi contra a esse conceito e dizia que a terra ou  território era propriedade da sociedade, o que faz  com que ele se tornasse um estado. Ou seja: o território é um espaço nacional, formada pela sociedade.

Mas olhando de um modo mais geográfico, podemos dividir os princípios de cinco maneiras, sendo elas:

> A Extensão é vista como circunstância comportamental de um território durante sua seleção natural, das diversas espécies sendo um território em processo de desenvolvimento com a sua cultura, governo, economia e outros que auxiliam sua expansão definitiva.  

> O entendimento da Analogia  é afirmar que a disciplina geográfica é a descrição de temas diferenciados tais como os tipos climáticos, acidentes geográficos, atividades econômicas e demais formações, desde que estejam envolvidas com o início da comparatividade.

> A Casualidade tende afirmar que qualquer causa pode provocar efeito e vise-versa.

> Conexidade tem origem na ligação entre campos de estudo e acontecimentos que ocorrem na história.  

> E por fim a  atividade que está envolvida com a parte do dever analítico da geografia para vida real.

Estude geografia e entenda de onde surgiu tudo.
Observe o mundo que esta em sua volta e veja o que pode aprender geograficamente.
(Foto Reprodução)

Aprenda como se dá a formação das correntes marítimas

As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram ao longo dos oceanos e mares. Essas massas se locomovem, então elas não interagem com as águas dos lugares que já percorrem, desse modo elas detêm suas características particulares, tais como: cor, temperatura e salinidade.

Para àqueles que não sabem, essas formações acontecem devido os movimentos de grandes massas de água nos oceanos e mares. Devido a circulação dos ventos, as correntes marítimas tendem  influenciar no clima de diversas regiões próximas ás águas ou não.

O azul indica a corrente fria e o vermelho a quente.
Correntes oceânicas frias e quentes.
( Foto Reprodução)

Sua origem dá-se na circulação dos ventos na superfície e no movimento da rotação da Terra. Quando as correntes marítimas se locomovem, levam consigo umidade e calor, interferem na vida marinha e terrestre, conseqüentemente. Estas correntes tem um importante papel de equilibrar  oceanos e mares.

E para quem acha que ela é homogênea, está totalmente enganado. Diferente de sua característica e origem, as correntes podem ser: quentes e  frias.

> Correntes quentes: são originadas de regiões intertropicais ou zonas tórridas da terra.

> Já as correntes frias é originaria das zonas polares que migram em sentido às regiões equatoriais, fazendo com que o clima do local mude.

As principais correntes marinhas do mundo: são a do golfo, que se move no sentido sul-norte, mais precisamente pela costa leste dos EUA e em seguida pela Europa. Logo após a corrente a do Brasil, que se move no sentido norte-sul, pela costa brasileira. Depois a corrente de Humbolt, que se move pelo pacífico e que está relacionada com o efeito “El Niño”. Por fim, a corrente de Bengala que se move no sentido oeste-leste da direção do oceano índico.

A imagem demonstra onde se encontra, as correntes citadas logo acima.
Principais correntes marítimas.
(Foto Reprodução)

Veja os pontos extremos do Brasil

Cada um liga um ponto em meio ao Brasil.

O Brasil é considerado o maior país da América do Sul, e ele se localiza, mas precisamente na parte oriental da América do Sul.  E a sua área territorial, pode chegar a corresponder, 8.547.403,5 km, o que por sua vez é muito. E essa área, corresponde a: 1,6% da superfície total da Terra, ocupando assim, o quinto lugar maior do nosso planeta.

Ficando assim,  atrás da Federação Russa, que é a parte que mais ocupa espaço, no planeta, tendo assim cerca de 17.075.400 km² de território. O Canadá que vem em segundo lugar, com   cerca 9.970.610 km², em seguida a  China com seus  9.571.300 km² , e por fim Estados Unidos, que possui uma área de aproximadamente 9.372.614 km². Porém esses números podem mudar, caso retirarem alguns pontos do Estados Unidos.

O nosso querido país e cortado ao norte pela linha do Equador e ao sul pelo Tropico de Capricórnio e possui cerca de  93% de seu território no hemisfério sul e 92% na parte da zona tropical, o que por sua vez, nos ajuda a distinguir, o clima do país. Enfim, os seus limites territoriais totalizam cerca de 23.086 km, dos quais 7.367 km são de litoral, junto do Oceano Atlântico e 15.719 km de fronteiras com os de mais países, exceto é claro, com Chile e o Equador.

Pegue sua bussola e veja quais eles são.
Os quatros pontos extremos do Brasil, podem ser encontrados por meio da rosas do vento. Foto Reprodução

Pontos Extremos

Os pontos extremos do país é divido de quatro formas, ou seja, para encontra-los, basta olhar para o sul, leste, oeste e norte.
> Sul: Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.
> Leste:  Ponta do Seixas, na Paraíba.
>Oeste: na nascente do Rio Moa, na Serra Contamana, no Acre.
> Norte: Norte : na nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí, em Roraima.
Enfim, as cidades que cortam os pontos, vão desde pequenas, a capitais, desenvolvidas. Por tanto é possível encontrar de tudo no meio do caminho. Mas em principal, muita beleza, cultura e felicidade.
Veja as divisões dele e identifique onde você esta.
Mapa do Brasil- Foto Reprodução