Nova ordem mundial geografia

A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial é um conceito político e econômico baseado no contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. Tal ordem se fundamentou  no final da década de 80, simultaneamente a queda do muro de Berlim que ocorreu em 1989 e o desmembramento da União Soviética em 1991.

O termo é aplicado de maneira abrangente, tanto que no contexto atual ela se refere a importância das novas tecnologias e globalização. A nova Ordem Mundial visa garantir o desenvolvimento do capitalismo, onde sua estrutura é baseada em uma hierarquia entre países, frisando sempre o nível de desenvolvimento econômico.

 Distribuição do poder internacional

Para poder distinguir a nova ordem política foram utilizados diversos termos, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornariam soberanos diante da impossibilidade de qualquer país rivalizar os norte-americanos neste quesito. Em outros termos há toda uma situação econômica e tecnológica que visam a multipolaridade, apresentando três grandes blocos:

Divisão por norte e sul.
Créditos da Imagem: http://nousorbewy.blogspot.com.br/

1°) Estados Unidos;

2°) União Européia;

3° ) Bloco asiático: Japão e China.

 Mudanças na hierarquia internacional 

Uma das mudanças na hierarquia internacional é a necessidade de reclassificação dos Estados, devido o fim dos termos segundo e terceiro mundo. Atualmente os países estão divididos entre norte e sul. O norte são Estados desenvolvidos e o Sul subdesenvolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.