Causas de Tontura e Vertigem

Tontura
Doenças que se apresentam através da manifestação de tonturas e vertigens.

De maneira genérica, o termo tontura é utilizado para representar todas as manifestações relacionada ao desequilíbrio. Já a vertigem é um tipo específico de tontura, que se caracteriza através de uma sensação de rotação.

De acordo com especialistas da área da saúde, a tontura não é doença, más sim um sintoma que pode se manifestar em decorrência à diversas doenças.

O desequilíbrio corporal pode se manifestar em decorrência a algumas alterações funcionais que comumente são originadas nas inúmeras estruturas do sistema vestibular, ou devido a problemas clínicos localizados em outros sistemas ou órgãos do corpo.

Essas alterações funcionais comumente são denominadas como vestibulopatias primárias ou vestibulopatias secundárias.

Ressaltando que os principais sensores do sistema do equilíbrio estão localizados na pele, no labirinto, nas articulações, nos olhos e nos músculos. Segue logo abaixo as principais causas das vestibulopatias primárias e das vestibulopatias secundárias:
– Anemia.
– Tumores.
– Problemas cervicais.
– Distúrbios psiquiátricos.
– Envelhecimento.
– Hipoglicemia.
– Hiperglicemia.
– Hipotireoidismo.
– Hipertireoidismo.
– Hipercolesterolemia.
– Hipoinsulinemia.
– Hipotensão arterial.
– Hipertensão arterial.
– Arteriosclerose.
– Alergias.
– Doença de Ménière.
– Neurite vestibular.
– Esclerose Múltipla.
– Vertigem postural paroxística benigna.
– Cinetose.
– Infecções causadas por vírus.
– Uso de detrminadas medicações e de determinadas drogas, tais como sedativos, álcool, antidepressivos, cafeína, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, nicotina, antibióticos, tranqüilizantes ou maconha.

A detecção da causa da tontura pode ser realizada através de alguns exames, tais como exame radiológico, exame de sangue, exame de urina. Além dos exames o indivíduo também poderá buscar orientação nas seguintes áreas médicas: psiquitria, neurologia, reumatologia, endocrinologia, ortopedia, cardiologia dentre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.