Células Tronco- Resumo

As Células- tronco são mitoses de zigoto. Elas surgiram devido um espermatozoide ter fecundado um óvulo, dando origem assim ao zigoto. E as células eucarióticas dividiu os cromossomos entre células, fazendo com que se diferenciassem dos folhetos germinativos e logo depois dos tecidos é órgãos do organismo.

 

A Célula tronco pode ser chamada também de : célula mãe ou célula estaminais. Elas conseguem se diferenciar em qualquer outro tipo de célula e podem constituir qualquer tipo de tecido. E podem estar sendo divididas em:

  • Células tronco embrionárias

Elas são retiradas dos embriões (que é uma massa de células, que e implantado no útero de uma mulher, que irá se desenvolver). E podem ser:

 

Células troncoTotipotentes: que podem ser encontradas, logo após o quarto dia, que o óvulo foi fecundado e nas primeiras divisões do embrião.

 

– Pluripotentes: que podem ser retirados do embrião, logo após o quinto dia de ovulação.

 

 

Quando se trata de estudos o  Brasil não fica de fora. O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estão fazendo experimentos com células do sangue menstrual. Eles querem transformar elas em células- tronco embrionárias e por meio delas, conseguir descobrir meios de salvar vidas.

  • Células tronco adultas

Podem ser retiradas de qualquer parte do organismo e são mais limitadas do que as células embrionárias.

Células2E tem como função a reparação e a renovação dos tecidos do corpo. Pela sua dificuldade de reprodução vários cientistas tentam descobrir uma maneira na qual ela possa ajudar o ser humano.

 

Exemplo: Médula óssea, fígado, sangue cordão umbilical e outros.

 

A vários estudos sobre as células- tronco, os cientistas tentam descobrir por meio delas a cura, amenização ou tratamento para doenças, como: o Mau de Alzheimer, diabetes, doenças renais, hepáticas e outras. Elas também podem ser utilizadas para terapia celular e clonagem Reprodutiva.

 

Vídeos

O vídeo a seguir, foi feito pela Secretária de Educação do Estado da Bahia. Nele o professor, Caio Moreno explica o que são as células tronco. 

https://www.youtube.com/watch?v=hZ9he6nvjcc

Para se ter uma noção melhor do tanto que a célula tronco é importante, assista o vídeo a seguir. 

https://www.youtube.com/watch?v=0v1SXgl1IxE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.