Como tratar a gagueira emocional

A gagueira é uma perturbação da fala de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de sons e sílabas ou paradas involuntárias, fazendo com que há interrupção da fala originada por inseguranças, excitações e bloqueios em todas as situações de comunicação. Ela pode aparecer a qualquer instante e, o que provoca essa causa é um distúrbio multifatorial, pode origem na parte genética, orgânica, psicológica e até mesmo social.

Sintomas 

* Repetição ou prolongamento de sons e sílabas;

* Bloqueio de sons;

* Uso de interjeições para fazer a conexão entre as palavras;

* Simplificação de frases;

Não tenha vergonha de ser gago, tenha medo de se negar ao tratamento.
Gagueira não tem graça. Há tratamento e tem cura. (foto:divulgação)

 

Tratamento

O tratamento é realizado com ajuda de fonoaudiológicos. Os profissionais procuram focar a aprendizagem motora abordando técnicas a serem usadas durante a fala, fazendo com que o portador da gagueira consiga pronunciar a palavra corretamente. Porém, não é somente esse tipo de especialista que ministra o tratamento.  A gagueira também está associada a parte psicológica, por isso é importante que o portador da “gagueira” vá à  um psicologo. Este profissional irá trabalhar os aspectos emocionais que interferem na fala da pessoa que tem dificuldade em falar.

E quando é preciso do psicologo, o mesmo pede para que toda a família se reúna para tentar solucionar o problema do portador, pois na maioria das vezes ele se inicia dentro do lar. Você, caro leitor, que está lendo a matéria e o portador e possui algum medo ou receio, converse com sua família e se por acaso, você  é um familiar ou amigo de alguém que apresenta essa (gagueira) dificuldade na fala, converse com quem está a sua volta para que possa estar te auxiliando.

Recomendações

* Não se acanhe e não deixe de expressar o que pensa por causa da gagueira;

* Procure valer-se dos artifícios que ajudam a diminuir os sintomas da gagueira;

* procure por palavras mais fáceis e construa uma frase mais elaborada;

* Leve a sério o tratamento. Não deixe de comparecer às sessões de fonoaudiologia nem às que visam ao atendimento psicológico, pois ambos são fundamentais para que possa se desenvolver e até mesmo se curar.

* Fale sempre com calma e pausadamente;

* Caso seja pai e mãe, não corrija uma criança gritando, mostre a ela sempre a forma correta de falar, com carinho e atenção, de maneira que a criança não se sinta repreendida;

* Procure ler em voz alta, pois assim, escuta o som das palavras e treina a pronuncia ao fala-las;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.