Brasil Blogado » Biologia » Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos

O planeta Terra é muito rico em diversidade, por isso que todos os seres vivos contidos nele, teve de ser separado por reinos. Descubra no texto a seguir, como ficou essa divisão.

     

Várias pessoas acham, que o seres vivos, são somente: os humanos e animais, pois é, ai que eles se enganam.  Eles podem estar, sendo encontrados em quaisquer parte do nosso planeta. E para que não possamos nos confundir, os cientistas, biólogos, médicos, enfim, todos os pesquisadores, resolveram facilitar a distinção de cada um. Então eles dividiram tudo em cinco grupos, que ficou da seguinte maneira.

Reino Monera

Os seres vivos encontrados nesse reino, são unicelulares e procariontes (no caso são organismos, que não possuem nenhum tipo de núcleo literalmente ligado a membrana). E dentre os membros dele podem ser encontrado os seguintes: as bactérias, cianobactérias, as algas verde-azuladas que é representada pela sigla (BGA) e também as espiroquetas. E assim como outros grupos, esse também pode formar cadeias do mesmo organismo e podem viver em diversos locais, como: na água, no ar, nas plantas, nos animais e até mesmo em alguns parasitas.

> As bactérias são tanto autótrofas (que são capazes de produzir o próprio alimento) como heterótrofos (não produz o próprio alimento), que podem estar precisando ou não de oxigênio para sobreviver. Nesse caso as que necessitam vão ser chamadas de anaeróbias obrigatórias e as que não precisam de anaeróbias facultativas. Podendo assim, ser encontrada em quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões e espirilos.

Reino Protista

Dentro deles podem estar sendo encontrados os organismos unicelulares eucariontes, sendo assim diferente da bactéria. Eles possuem organelas que estão diretamente ligadas à membrana. Pode-se dizer que ele inclui organismos que não são nem plantas e também nem animais, fazendo assim, com que eles não se interajam com os de mais grupos.

E para conseguir classifica-los é necessário prestar atenção no meio de locomoção de cada um. E eles vão estar ficando da seguinte maneira: rizópodes, ciliados, flagelados e  esporozoários. E um grande exemplo desse reino, são as algas marinhas gigantes.

Reino Fungi

Os fungos são totalmente diferentes dos de mais, pois eles constituem um grupo de seres multicelulares, eucariontes, que são organismos não-móveis, que por meio deles são capazes de formar hifas e micélio. E engana-se que eles são literalmente iguais as plantas, pois não são. Eles não possuem um dos componentes principais delas, no caso a clorofila.

E eles podem estar sendo classificados, em algumas partículas, que encontramos até mesmo no nosso dia- a- dia, que são os seguintes: bolores, leveduras, sujeiras e cogumelos (mas não os que comemos, que são industrializados). E por meio disso, já se sabe, que o seu tamanho pode variar, indo assim, desde um pequeno grau até o tamanho de um cogumelo.

Reino Plantae

Eles foram os primeiros colonizadores do planeta Terra, são seres multicelulares, eucarióticos, porém não são móveis, mas vivos. E os tipos de organismos, que podem estar sendo incluídos nesse reino, são: algas, musgos, samambaias e plantas que não florescem.   E tais elementos, contêm pigmentos de fotossíntese, que são chamados de clorofila. Então elas são capazes de produzir o seu próprio alimento. E isso tudo ocorre, diante da presença do dióxido de carbono, água e luz solar.

Reino Animalia

Nesse reino encontra diversos organismos, uns não muito diferentes dos outros. Eles não conseguem produzir o seu próprio alimento, por isso acabam se alimentando de legumes, folhas, vegetais e carnes. E também ainda dentro da linha de raciocínio de diferenciação de um para os outros, ele possui facilidade para locomoção, fazendo assim com que consiga buscar o seu próprio habitat e oxigênio. E todos eles, são considerados: eucariontes, pluricelulares e heterotróficos.

Eles ainda podem estar sendo divididos de duas maneiras: Protozoários (animais unicelulares, no caso que se produzir) e Metazoários (que são constituídos por várias células). E segundo alguns biólogos, ambos podem chegar em uma somativa de aproximadamente 1. 300. 000 animais. E um bom exemplo, de um dos seres maiores desse reino é a baleia azul, que pode chegar até 30 metros de comprimento.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?