Reprodução das plantas

Para entendermos melhor e de forma mais clara sobre a reprodução das plantas, é importante e necessário aprofundarmos e direcionarmos os nossos conhecimentos para a reprodução de uma maneira geral (reprodução de todas as especies). É importante sabermos que todo organismo precisa reproduzir-se, caso contrário, haveria a ameaça constante de extinção e até mesmo o desaparecimento total de várias espécies de organismos, e então a vida na Terra estaria seriamente comprometida chegando a ponto de ser escarça.

Funcionamento do processo reprodutivo:
No planeta há uma imensa diversificação de organismos vivos, e estas diversificadas espécies de vida são dependentes umas das outras, pois esse processo garante a continuidade da espécie e também o pleno equilíbrio do ecossistema.

Para falar de forma clara sobre a reprodução das plantas, é importante e necessário lembrarmos como ocorre o processo de reprodução celular, então neste caso, lembraremos resumidamente da meiose. A palavra reprodução tem como significado a formação de outros indivíduos a partir de um único indivíduo, que nesse caso é a reprodução assexuada. Já a fusão de dois gametas que se constituem em formar novos indivíduos da mesma espécie é chamada de reprodução sexuada, lembremos logo a baixo o que ocorre com as células.

Reprodução assexuada:
No processo da reprodução assexuada ocorre o fator de uma única célula se dividir para formar então duas células idênticas, chamadas de células filhas.

Reprodução sexuada:
No processo de reprodução sexuada, sendo assim duas células se unirão e cada uma delas fornecerá metade de seu DNA para formar então uma nova célula.

Reprodução de plantas desenvolvidas:
Em caso cujo as plantas são consideradas como mais desenvolvidas, a reprodução sexuada ocorrerá mais frequentemente, pois estes tipos de plantas geralmente possuem seu próprio sistema de reprodução sexuada, sendo que em maior parte alguns deles são bastante complexos.

Polinização
A polinização é um processo de reprodução cujo as plantas que produzem flores precisam do auxilio de insetos e algumas especies de animais para então os polens serem transportados de uma flor a outra, garantindo então a sua reprodução através da polinização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.