Com cólicas mas a menstruação veio

Se tem algo que deixa a mulher bastante incomodada durante o período da menstruação ou até mesmo nos dias que precede o mesmo, são as cólicas. As dores agem, principalmente, na região pélvica e nas pernas, provocam a queda da pressão arterial, perda de apetite e a alteração de humor.

Em seguida iremos explicar o que é a cólica e o motivo das incomodas dores que tanto assombram as mulheres.  Acompanhe!

Ela se inicia com um leve incomodo e logo depois se alastra.
Esta sentindo fortes dores na região pélvica? Isso pode ser cólica. foto Divulgação

Cólica

A cólica também é conhecida como dismenorreia. É um  sintoma que vem junto com o ciclo menstrual da mulher e pode existir dois tipos, sendo eles:

1° A primária, que existe desde a menarca, juntamente com o início dos ciclos ovulatórios.

2° E a secundária, que surge após um período sem dor. Porém, ela vai estará sendo provocada por doenças como inflamações pélvicas, endometriose e fibromiomas. Tais doenças podem provocar o atraso menstrual e provocar muitos outros sintomas, por isso é interessante que a mulher vá ao médico assim que perceber algo diferente e fazer os exames necessários para saber realmente do que se trata.

 Se  caso for alguma doença, o tratamento tem que ser iniciado o quanto antes. Já que algumas delas podem até impossibilitar a portadora de ter um filho.

Caso a sua dor seja muito forte, vá ao médico, para ser medicada o mais rápido possível.
Algumas cólicas podem ser comparadas a dor de um parto. (foto:divulgação)

Observação: as dores sentidas pela cólica podem variar de mulher para mulher, devido o organismo ser diferente. Por tanto, nunca tome nenhum remédio sem consultar o médico antes.

Não há como prever a duração da cólica, mas geralmente ela precede a menstruação por alguns dias e acaba se intensificando com a chegada do fluxo menstrual ou aparece assim que o fluxo menstrual vier e fica somente por algumas horas ou dias. Por tanto, tudo vai ser uma que estão de estudar o organismo da pessoa que estiver passando por essa situação.

Curiosidades

 Mas se não for nenhum tipo de doença e se for gravidez?

Nesse caso a mulher deve pensar nas últimas relações sexuais que teve e verificar se houve a penetração com ejaculação dentro do canal vaginal, sem o uso do preservativo. E mais, ela deve observar se a menstruação está atrasada e se possui algum outro sintoma, pois deste modo  terá certeza da gravidez ou não. Se a suspeita for coerente e ter fatos concretos, os médicos pedem para que a mulher espere cerca de 15 dias após a relação, para fazer o exame de sangue chamado beta HCG, para que possa ter o resultado final.

E no caso da mulher que estiver grávida, ela deve procurar o médico o mais rápido possível, pois sentir cólica em meio a gestação não é normal, a não ser que esteja confundindo com gazes .

Deite de barriga para baixo ou então dobre as pernas até chegar a barriga e se mexa devagar de um lado para o outro, para que possa massagear o local.
Quando estiver com cólica, fique de repouso total. (foto:divulgação)

É verdade que não pode tomar banho gelado e não lavar a cabeça na  água fria?

Sim, isso é verdade.  Isso acontece devido a água fria promover o estreitamento dos vasos sanguíneos, fazendo com que a prostaglandina não tenha para onde fugir e aumente as contrações uterinas, causando dores mais intensas. Por isso, pede-se para colocar bolsas de água quente sobre a região onde sente dor.

É normal o fluxo menstrual ser grande e sair vários pedaços de sangue junto?

Isso não é normal. É sinal de que possui alguma das doenças já citas no texto acima. Por tanto, caso tenha isso em sua menstruação, mesmo que o seu ciclo seja pequeno, procure um médico e converse sobre a sua suspeita , pois juntos poderão fazer um laudo definitivo e iniciar um tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.