Como saber o ciclo da menstruação

Ciclo
Ciclo Menstrual – Menstruação

A menstruação se caracteriza através da descamação da parede que reveste o útero, essa parede é comumente denominada como endométrio. A descamação do endrométrio causa a perda de um fluxo sanguíneo através do canal vaginal, esse fluxo sanguíneo pode se apresentar com intesidades variadas.

Normalmente a menstruação se apresenta mensalmente, e pode durar entre 3 e 7 dias, isso pode variar de mulher para mulher. A primeira menstruação é denominada como Menarca, e pode surgir após os 13 anos de idade. A partir do 1º dia de uma menstruação, até um dia antes da próxima menstruação, que no caso se inicia no mês seguinte é caracterizado o período denominado como Ciclo Menstrual.

De acordo com ginecologistas e obstretas, o ciclo menstrual comumente deve ter entre 28 a 30 dias, embora possa haver variações. E então o ciclo menstrual poderá se apresentar maior, menor ou de forma irregular, isso dependerá do organismo da mulher.

O Ciclo Menstrual é divido basicamente em três fases, sendo que o primeiro dia do ciclo menstrual se inicia no primeiro dia em que a menstruação se apresenta. As fases do ciclo menstrual são: folicular, ovulatória e luteiníca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.