Como controlar a obesidade em idosos

A obesidade é atingida quando o índice de massa corpórea, se encontra acima do 25%. E quando ela atinge o nível de 40%, já é considerada mórbida.  Sabendo que, a obesidade, é considerada uma doença e deve ser tratada.

A doença vem atingindo cada vez mais pessoas. O único meio que os médicos estão encontrando para fazer com que seus pacientes voltem a ter uma vida normal e sem maiores riscos é por meio da cirurgia bariátrica. Porém, quando se encontra em certa idade e determinado estagio da doença, a cirurgia pode não ser feita. E para que a cirurgia seja feita, o paciente deve adotar uma reeducação alimentar, iniciar atividades físicas para que possa ser feita a cirurgia sem mais complicações.

Não deixe com que a obesidade leve quem você gosta, cuide dele, assim, como um dia ele cuidou de você.
A obesidade pode atingir em qualquer idade, porém o idoso esta mais propício a te-lá, pelo simples fato de algumas funções deixarem de ser produzidos, com o mesmo desempenho e energia de antes.
(Foto Reprodução)

Ela pode acontecer devido a algum fator genético, por descuido ou devido a outra doença, tal como a hipotireoide. Como podemos ver, além dela  ser considerada uma doença, ela também pode ser vista como um sintoma. Pois é, ela pode trazer consigo várias surpresas desagradáveis, como: aumento do colesterol, triglicérides, pressão arterial, diabetes, gota, artrose, coronariopatia, insuficiência renal, apneia noturna do sono, esteatose hepática, insuficiências glandulares e entre outros.

Por tanto se você se preocupa com sua saúde, não fique parado, inicie hoje mesmo atividades e os leve para o resto de sua vida. Mas tome cuidado, pois, ao mesmo tempo que esses exercícios podem te auxiliar, eles podem atrapalhar. Sempre faça, tudo, sob a obervação de um médico. O mesmo estará te auxiliando.

Mas se você já atingiu uma certa idade e está com o peso acima, saiba que nunca é tarde para começar a se mexer. Pode iniciar com a reeducação alimentar e atividades físicas, com supervisão de um médico. Previna-se. Siga na linha as prescrições do seu médico e não deixe ser levado pelas tentações.

Saiba que a obesidade em idosos é um ponto primordial que deve ser tratado, pois quando  chega em uma idade “X” o corpo vai reduzindo a energia que tinha e logo o organismo vai ficando preguiçoso, fazendo com que muitas funções diminuam o seu ritmo e acarretem sérios problemas para a saúde ao portador.

E se pretende se livrar desse mal, procure auxilio médico. Faça uma bateria de exames e veja qual é a atividade física mais indicada ao seu condicionamento físico. Reorganize sua alimentação, pois ela vai ser a base da sua melhora e logo depois comece a somar os resultados. E em questão de meses, começará a sentir a diferença. Por mais que seja difícil  não desista de maneira alguma, pois vai ser a persistência que vai fazer com que alcance o que precisa e deseja.

No caso de não poder mais fazer a cirurgia, recorra aos métodos mais antigos, a atividade física. Em alguns locais, ela é gratuita. E dependendo do governo e cidade é possível encontrar diversos aparelhos instalados nas praças.
Não existe idade para inciar as atividades físicas, por tanto, não sinta vergonha de frequentar uma academia. Não se importe com a sua idade e muito menos com o seu físico, mas sim, com sua saúde.
( Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.