Como deve ser um ambiente alfabetizador

É linda a arte de lecionar, de ensinar o próximo tudo aquilo que sabe, que já aprendeu. Mas bonito ainda é ver a alegria do próximo que aprendeu. Porém não são todos que tem esse dom. Muitos fazem cursos, mestrados, doutorados, em diversas áreas, mas acabam esquecendo do principal, que para ser um alfabetizador, tem que gostar e ter paciência, com qualquer tipo de pessoa.

Não basta chegar ali na frente e se impor, dizendo eu sou o poder maior, então me obedeçam e façam tudo aquilo que eu mandar. Eles tem que saber entreter quem está ajudando, tem que tentar chamar toda a atenção do aluno, para ele. As vezes muitos não percebem, mas são vários os estudantes que possuem dificuldade para se concentrar. É isso não é uma doença, mais sim falta de interesse daquilo que está a sua frente.

Então para aqueles que pretendem lecionar, procure sempre ter paciência e ser até mesmo amoroso, com o próximo. Fazendo isso você já vai estar ganhando a confiança dele, o que é bem mais fácil é deixa o ambiente mais leve. Tente os descontrair, procure deixar o local, bem aconchegante, mas que ao mesmo tempo, esteja voltado para os estudos, para aquilo, que você deseja, que ele aprenda. Dessa maneira, ele irá se interessar e começará a olhar que tem necessidade, sim de estar aprendendo, o que está sendo ensinado.

Veja a seguir algumas imagens que mostram, como deve ser um ambiente para uma pessoa que está sendo alfabetizada. 

Quando se trata da alfabetização de uma criança, o ambiente mais adequado é aquele que ele pode estar se sentindo em casa. Que tenha descontração e brincadeiras, que seja vivo e tenha bastante cor e figuras. Pois são coisas assim, que vão chamar a atenção deles e fazer com que sintam vontade de aprender.  Já no caso de adultos é diferente. É necessário, que não haja quase nenhum tipo de descontração na sala, porém o local também não pode ser escroto, vazio, nude, enfim, sem vida. Pois eles precisam esquecer a vida que possuem lá fora e se concentrem somente nos estudos, lá dentro, daquele ambiente. E também é sempre bom dá uma diferenciada, pois muitos são reprimidos e sentem vergonha de ainda não saber ler e nem escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.