Fatores que interferem na formação do solo

São diversos os fatores que podem estar interferindo na formação do solo, porém os mais comuns são: o físico, químico, biológico e até mesmo algo do gênero natural. Hoje em dia, já se pode ter uma base daquilo que está o prejudicando, impedindo de que ele haja da maneira correta, porém muitos ainda, teimam em utiliza-lo de forma inadequada. Fazendo assim com que ele tenha imperfeições na hora de sua formação.  Ele é constituído pelas seguintes coisas:

  • Clima- ele interfere diretamente na consolidação do solo. Então, o vento, a temperatura e até mesmo a pressão atmosférica, vão ajudar na formação dele. E caso estejam contrarias, daquilo que ele necessita, vai fazer com que  haja uma degradação.
  • Relevo- influencia o solo, pois por ali vão passar as águas pluviais e muitas outras coisas, que vão dizer, para que aquele tipo de solo serve e como deve ser utilizado. Então quaisquer tipo de relevo deve ser levado em consideração, pois se ele está ali, é porque existe algum motivo.
  • Organismos- quando se fala nesse nome, logo pensamos em algo que esteja vivo. E quem pensa assim, está  certo. As bactérias, fungos, animais e até mesmo vegetais, são muito importante para formação do solo. Pois são eles que vão gerar os alimentos necessários, que vai manter o solo firme e fértil  da maneira como o produtor ou outro deseja.
  • E tempo- não existe um solo que seja novo. Existe um solo que ainda não foi explorado. Então o tempo em que o solo ainda não foi explorado, vai contar muito, pois ele vai estar novo, com bastante nutrientes e riquezas para serem descobertos. Por outro lado, também não é ruim ele ter bastante tempo de uso, pois pode ajudar com os objetivos que tem que ser almejado. Porém os solos, mais usados, são descartados, fazendo assim com que o urbanismo tome conta e polua o local. O que não é muito bom para saúde do solo é muito menos, para a do ser humano.

Porém o grande responsável pela interferência da formação dele é o homem. Pois eles sempre estão ali, tentando achar uma maneira de estudar e encontrar uma forma de utiliza-lo. E para isso é realizado inúmeros tipos de experimentos, que degradam o solo. Porém não é somente por meio desses estudos, que eles provocam isso. Quando se mexe na natureza, desmata alguma coisa, abre uma estrada no meio ou monta uma criação de algum gênero animal, no meio ambiente o solo pode não resistir e acabar sedendo é se formando de maneira inadequada.

A má formação do solo, pode estar causando: grandes estragos, matando pessoas, engolindo casas, criando gigantes erosões, alagando cidades, destruindo plantações, enfim, passando encima de tudo aquilo, que o homem demorou anos apara constituir. As imagens abaixo mostra algumas situações em que o solo, não colaborou com a sociedade e com o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.