Como é a formação da chuva

A Chuva é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos; porém a quem não goste dela, devido aos inúmeros estragos que ela vem ocasionando. Ela nada mais é do que um fenômeno climático.

Formação

chuva 2Quando a água é aquecida pelo sol, ela evapora; se transformando em vapor de água. Tal vapor se mistura com o ar; e começa a subir mais fácil para atmosfera. Fazendo assim, a formação das nuvens; quanto mais escura for a nuvem, maior será o excesso. E ao atingir uma altitude exata, ela se encontra com frente frias, fazendo com que elas virem água novamente. Sendo assim, a chuva. Podemos colocar esse, como um ciclo vicioso; que no qual serve para manter a humanidade vida.

Existe também a chuva ácida; que no qual é causada devido aos poluentes que se misturam no ar e sobem para a atmosfera. E ao as nuvens destas se desfazerem em chuva; devolvem os mesmos fatores que há constituíram; no caso, os poluentes. Fazendo assim com que estrague plantações, monumentos, árvores e outros.

 Quando vai chover ?

Existem alguns métodos utilizados para se saber quando irá chover, alguns deles são:

  • Índice pluviométrico, que é utilizado pelos cientistas para medir e acompanhar a quantidade de chuva que irá cair em determinado local. Dessa maneira sabemos o tanto de água que é necessário para abastecer uma cidade, poços artesianos, rios e outros. 

chuva3

  • Previsão meteorológica que é feito por meio de dados, como: temperatura, umidade, ventos e outros. A mesma serve para dizer como estará a temperatura climática do local desejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.