Como funciona uma Usina Hidrelétrica

As Usinas Hidrelétricas ou Hidroelétricas correspondem aos sistemas que transformam a energia presente na água dos rios em energia cinética, que é utilizada para movimentar turbinas, fazendo funcionar geradores, para a produção da energia elétrica no estágio final do processo.

Estrutura

As usinas são construídas com fundamentação em cinco principais partes, sendo elas o reservatório,sistema de captação da água, casa de força, subestação elevadora e o canal de fuga. Cada uma dessas particularidades desempenham papéis essenciais para o funcionamento adequado das usinas e a produção de energia elétrica.

Reservatório

Chamado de represa ou lago artificial, responsável por armazenar a água dos rios através da construção de barragens.

Sistema de captação da água

Proporciona o controle do nível da água existente dentro do reservatório, evitando que a represa transborde. Se faz ainda mais essencial em épocas de chuva.

Casa de força

Toda a água que se encontra dentro do reservatório é levada sob elevada pressão por canais e/ou túneis até a casa de força, local onde a energia é gerada através das turbinas hidráulicas e dos geradores elétricos.

Observação: as turbinas são as pás montadas em torno de um eixo que ao entrar em contato com a pressão da água, se movimenta de maneira circular, acionando o gerador.

Subestação elevadora

Assim que a energia é gerada, é encaminhada através de barras e/ou cabos condutores dos terminais presentes no gerador até chegar a subestação, para ser transformada em voltagem/tensão.

Canal de fuga

Assim que a água passa pela casa de força, as turbinas a impulsionam para os canais de fuga, para que volte para o leito natural dos rios.

Considerações finais

Através da criação desse processo, mais de um bilhão de pessoas são abastecidas com esse tipo de energia atualmente. O Brasil corresponde a um dos cinco maiores produtores de energia proveniente de usinas hidrelétricas no mundo, seguido por EUA, China, Rússia e Canadá.

Cerca de 90% da energia consumida atualmente no Brasil é fornecida pelas usinas hidrelétricas que existem em sua extensão territorial, sendo a maior delas a de Itaipu, que possui uma potência de aproximadamente 12.600 megawatts.

A energia retirada das usinas são caracterizadas como fonte limpa, mas a construção da sua estrutura pode causar grandes impactos ambientais, como a destruição da vegetação.

Estruturação das Usinas Hidrelétricas
Usina Hidrelétrica de Itaipu.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.