Despoluição das águas dos rios

A poluição que encontramos nos dias de hoje é um dos fatores mais preocupantes que muitas pessoas vem tendo. Pois esta poluição acabou causando diversos efeitos colaterais na terra.  Pode-se dizer que, quase tudo aquilo que é natural está acabando devido a ação do homem. E pensando nisso, alguns países e grupos estão se conscientizando e tentando buscar meios de melhorar a qualidade de vida tando do meio ambiente quanto humana. 

E uma das áreas em que eles estão bastante focados é na despoluição dos rios pois é ali que se encontra a essência da vida, a água. Porém, ainda há com o que se preocupar com o crescimento desordenado das cidades, a falta do tratamento de esgoto e outros fatores. 

E para que a população tenha noção dos acontecimentos, nos últimos tempos a Comissão Mundial de Águas realizou uma pesquisa e revelou  o resultado, mostrando que de  entre os 500 maiores rios do mundo, mais da metade deles ainda sofrem com graves problemas de poluição. E que tal caso está provocando a escassez de água potável, não somente devido a isso, mas também por causa do mal uso. 

A poluição das águas é causada pelo ser humano.
Rios e praias poluídos. (foto:divulgação)

 

E para que haja a despoluição dos rios é necessário investimento do governo e o principal, a  conscientização da população.  No mais, não basta somente com que o governo trabalhe com um meio de melhorar o sistema de captação de esgoto e manter os locais limpos, também é necessário que as  indústrias e outros polos sejam multados e não poluam as águas dos rios e lençóis freáticos. 

Enfim, a despoluição é o nome dado ao conjunto de processos e técnicas que são adotados com intuito à eliminação da poluição que se encontra em uma região. E para quem tem curiosidade em saber se o Brasil já começou essa ação, saiba que sim. Pois, assim como os rios Tâmisa ( que corta a cidade de Londres), Reno (  cortando a Europa de Norte à Sul) e o Sena ( que passa por Paris), o rio Tietê na cidade de  São Paulo já está passando pelo processo de despoluição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.