Como é feito as frutas cristalizadas

Para quem não sabe, existem duas maneiras de se fazer as frutas cristalizadas, uma é por meio manual e a outra por meio industrial com auxilio manual. Por tanto se pretende aprender como funciona preste  atenção nas dicas de preparo que iremos passar logo abaixo.

Procedimento Manual

O primeiro passo é o descascamento das frutas. Ele pode  ser feito manualmente com o auxilio de uma faca inox. Logo após é feito os cortes das frutas. No caso de ser um trabalho manual, ele pode ter vários tamanhos. Mas se for industrial, todas elas terão  quase que a mesma simetria.

A produção dela pode ser feita das duas maneiras, porém a mais indica é a manual.
As frutas cristalizadas, ficam ótimas em diversos pratos e sobremesas.
(Foto Reprodução)

Depois dessas duas etapas é chegado o momento de pré cozinhar o fruto. Esse passo tem como objetivo principal, deixar as frutas  moles e liberar as enzimas dela.  Fique atento, pois as frutas não podem ser cozidas por muito tempo, elas irão se desmanchar se cozidas por muito tempo.

E passado pelo pré cozimento, eles colocam as frutas, para curtir. Isso é feito de maneira prática. As frutas são colocadas em um recipiente  em água gelada, até que fiquem encobertas. As frutas ficam ali, no período de dois ou mais dias. Mas atenção, a água deve ser trocada todos os dias.

O processo se finaliza com a cristalização, que é feita por meio de um xarope específico. Nessa etapa, os especialistas colocam a fruta para ferver novamente junto ao xarope e ganham sabor e doce adequado que  precisam. Após o procedimento basta coloca-los em um recipiente seco e forrado de papel celofane, para secar e ser vendido. 

Observação: as frutas cristalizadas nada mais é do que um produto preparado com frutas, água e açúcar.  O processo para faze-la requer muita higienização e prática.

As frutas cristalizadas, são ótimos aperitivos para entreter as crianças. (Foto Reprodução)
As frutas cristalizadas, são ótimos aperitivos para entreter as crianças.
(Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.