Como engordar com saúde

Ao contrário de boa parte dos praticantes de atividade física, muita gente procura perder peso ao invés de ganhar. Contudo, existem inúmeros casos de pessoas que estão empenhadas em seus projetos pessoais para o ganho de massa.

Muitas dúvidas surgem na hora de começar uma dieta ou simplesmente acompanhar seu progresso. O mais indicado inicialmente é que não procure por soluções milagrosas, ao contrário disso, vá diretamente a um profissional da área para obter resultados plenamente satisfatórios.

Lembre-se que para engordar com saúde, é necessário seguir regras e ter bastante disciplina. Se é isso que procura, a primeira coisa a fazer é se perguntar se realmente precisa ganhar peso. A real resposta virá de um médico especializado na área de nutrição.

Em sua primeira consulta será medido o IMC (Índice de Massa Corpórea), esse é quem ditará sua real necessidade de ganho ou perda. O IMC, nada mais é, do que uma conta básica que eleva a altura ao quadrado e logo depois a divide pelo peso.

Mostrando assim a porcentagem de gordura e músculos presentes no corpo, o valor ideal pode variar de acordo com o corpo de cada ser humano. Mas atenção! É importante que faça a medição da circunferência abdominal e da adiposidade para saber o nível de gordura.

Corpo bonito e sarado.
Mulher fitness.
(Foto: Reprodução)

Observação: A avaliação física deve ser realizada em todas as academias por profissionais da área da saúde no momento das avaliações físicas.

Sabendo de tudo isso, precisará de uma dieta específica a ser seguida. O mais correto seria procurar um endocrinologista, pois ele analisará melhor o seu biotipo, denotando assim se ocorre problemas relacionados à saúde (que por sua vez é normal em pessoas magras de modo exagerado).

Logo o paciente deverá seguir todos os cuidados prescritos, caso queira realmente engordar. Além disso, ele também poderá indicar a efetuação de atividades físicas, já que um é auxiliador do outro.

É preciso passar por uma série de procedimentos para obter sucesso, acima de tudo é indispensável ter paciência, pois o trajeto pode ser longo.

Nós lhe daremos algumas dicas de como engordar com saúde, mantendo sempre o seu bem estar físico, acompanhe abaixo:

Dicas para engordar

» Coma de três em três horas pequenas quantidades de alimentos que não sejam gordurosos, ricos em sódio, gordura ou açúcar. O ato faz com que o intestino funcione perfeitamente.

» Carregue sempre com você uma barra de cereal ou ainda frutas secas, como:

  • Damasco
  • Uva passas
  • Amêndoas
  • Castanha

Observação: Não passe de cinco unidades por refeição, algumas frutas secas são ricas em gorduras boas, mas em excesso podem fazer mal.

» Mantenha o seu corpo hidratado. Tome água durante todo o dia, quando estiver exercendo alguma atividade física redobre a quantidade.

» Procure ter boas noites de sono, não se estressar ou ficar ansioso. Ambos fazem com que o seu corpo trabalhe menos, ou seja, tenha menos energia com o passar do tempo.

» Faça ao menos 30 minutos de exercício físico em três dias da semana. Não seja sedentário, esse rótulo pode trazer consigo diversas doenças e problemas, portanto, mexa-se.

» Prefira sempre alimentos coloridos e saudáveis, dispense os gordurosos, faça trocas diárias e procure saber melhor sobre o que está comendo.

» Não se automedique ou tome suplementos alimentares sem prescrição médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.