Como perder a vergonha de ir ao ginecologista

A menina tem de ir ao ginecologista a partir do momento que ela menstrua, para que o profissional da área possa estar esclarecendo todas as suas dúvidas. Porém, muitas meninas sentem-se reprimidas e com vergonha de estar indo ao médico, pois elas acham que a consulta é um monstro de sete cabeças e que os ginecologistas irão falar horrores sobre o corpo delas.

Como é no consultório

Ao entrar no consultório médico, o profissional irá se apresentar e perguntar o que a levou até até ele, então você dirá o que foi. Pode ser por causa da menstruação ou ainda por causa de um corrimento, em busca de esclarecimento de dúvidas e até mesmo por já ter tido a primeira relação sexual e fazer exames preventivos.

Dica Extra: se sua mãe estiver em sua companhia ou outra pessoa, peça para entrar sozinha no consultório.

Feito isso, o ginecologista irá responder todas as suas perguntas e eventuais dúvidas serão sanadas. O mesmo perguntará algumas coisas sobre  sua saúde e até mesmo a de sua família. No mais ele fará  exames preventivos.

E esse exame preventivo é o que deixa muitas meninas nervosas, porque para realizar o exame  é preciso estar nua. Mas meninas, não precisam se apavorar, basta pensar que ele é um exame de rotina, assim como qualquer outro e que toda mulher precisa fazer. Então, para que tudo fique mais calmo, vamos tentar explicar para vocês, por meio de palavras como funciona o exame.

Dica Extra: seu namorado pediu para ir junto, mas tem vergonha, converse com ele e diga que tem vergonha e que não se sentiria bem com a presença dele. Mas que quando sair do consultório, irá explicar tudo que aconteceu e o que possivelmente possa vir estar acontecendo. Lembrando meninas que, se você já possui relação sexual ativa, é legal o seu namorado  ficar por dentro do assunto.

Bom, o médico pede para que a moça vá até o banheiro, retire sua roupa, esvazie a bexiga caso esteja com vontade, assim será mais fácil e até melhor para obter bons resultados. Lá dentro do banheiro, a moça vai encontrar uma camisola aberta da frente, pois o médico precisa examinar o corpo inteiro.

Dica Extra: não sabe o que usar? Coloque uma roupa confortável que não marque tanto o seu corpo e que seja fácil de ser retirada.

Então, com a camisola a moça volta ao consultório e o especialista pede para que ela deite na maca e apoie as duas pernas no apoios que vão estar à frente dela. Nesse momento o médico vai ter visão total da região intima, mas não precisa se desesperar e ficar com vergonha, pois ele tem o costume de passar por essa situação todos os dias. No mais, ele vai pedir licença para estar realizando o exame que vai estar sendo filmado por uma câmera e mostrado a paciente o tempo todo, para que ela entenda como tudo funciona.

Não tenha medo e muito menos vergonha do médico, pois ele esta ali, para te ajudar.
Agende sua primeira consulta no ginecologista.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/primeira-vez-no-ginecologista-o-que-fazer/414/

Dica Extra: se o médico for algum conhecido seu ou da família, trate-o como profissional. O mesmo também deverá ser tratado como profissional.

Então meninas, o médico vai estar introduzindo aparelhos dentro da região genital, para que possa estar olhando o canal vaginal, o útero e de mais, meios que podem envolver essa área. E vai ser por ali, que ele vai verificar se existe alguma doença ou problema, que possa vir complicar a saúde de sua paciente. Então, logo ele explicará tudo e dirá o que tem de ser feito, caso preciso.

Passado por isso, ele fará o exame da mama, explicará sobre a importância do procedimento e dirá o porque de sua importância, ensinará  como ela deve fazer em casa. No mais, ele termina a consulta física por ali e pede para que a paciente vista-se novamente. Depois que ela voltar, o médico explicará tudo, esclarecerá todas as dúvidas.

Dica Extra: caso esteja com algum problema, não tenha vergonha de dizer, pois este é o momento. Nada de vergonha, você está diante de um profissional que está ali para ajuda-la.

Calma!

No mais, ir ao ginecologista é bom, apesar de causar certo incomodo. Imagine só se você tiver uma doença como a endometriose que diminui a possibilidade da mulher engravidar, não seria nada legal se não soubesse e ficasse sofrendo com as consequências, não é?

Peça auxílio a ele e explica que es tímida.
Não precisa ter vergonha do seu corpo, o ginecologista está ali para te ajudar.  
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www.acerteisaude.com.br/acertei/conteudo/2013/09/30/ginecologista-eu-vou/

Pois então, para sanar esse medo de vez, marque a sua consulta. Isso, explique ao seu médico que tem vergonha, ele saberá sempre como lhe tratar e te deixar a vontade. Se a vergonha persistir, pense positivo e tente esquecer tudo que está passando por sua cabeça. Encare o medo de frente e tente relaxar.

Se bater a insegurança saiba que isso é comum e que todo médico sabe aconselhar psicologicamente para enfrentar essa barreira. Não perca tempo e cuide da sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.