Como podemos evitar a poluição dos rios

Um dos principais problemas ambientais do planeta Terra é a poluição dos rios, que  é decorrente dos maus hábitos das pessoas. Porém, alguns países estão fazendo por onde para que seja realizada a  despoluição dos rios.  Enquanto o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos e sendo poluído cada vez mais, unindo a sociedade civil e o governo ambos não tomam nenhuma providencia ou se tomam alguma providência é apenas um trabalho de formiguinha que é realizado. Lembro que se tratando de meio ambiente, despoluição de rios, para preserva-lo o máximo, todos tem que estar nessa luta.

Causas e Consequências

Em muitas cidades o sistema sanitário é precário e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios ou mar, sem receber o devido tratamento. E tal ato é um dos principais causadores da morte de peixes e outras espécies de animais que dependem das águas dos rios para sobreviverem. Esse tipo de poluição também provoca mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios que acaba facilitando a proliferação de doenças quando há enchentes.

Um segundo feito desagradável pelo ser humano através das industrias, é o uso de  produtos químicos. Diversas empresas e indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios componestes químicos que comprometem, não apenas a morte de peixes e poluição dos rios, mas também causa danos ao solo que fica contaminado. Embora essa prática seja crime ambiental ela ainda é muito comum, principalmente em locais onde a fiscalização não existe ou é ineficiente.

No mais, a poluição também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico que é descartado nas mananciais. Com o passar dos dias esse lixo descartado vai se acumulando e acaba provocando o assoreamento do mesmo. E no período de chuva a vasão acaba diminuindo provocando enchentes e graves prejuízos para quem mora nas proximidades.

Ele banha cerca de 62 municípios.
Rio Tietê é o rio mais poluído do Brasil.
(Foto:Divulgação)
Fonte:https://br.noticias.yahoo.com/fotos/top-10-os-rios-mais-polu%C3%ADdos-do-brasil-1314648873-slideshow/rio-tiet%C3%AA-photo-1314648146.html

Rios mais poluídos do Brasil

– Rio Tietê (principalmente na região da cidade de São Paulo);

– Rio Iguaçu (Paraná);

– Rio Ipojuca (Pernambuco);

– Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul);

– Rio Gravataí (Rio Grande do Sul);

– Rio das Velhas (Minas Gerais);

– Rio Capibaribe (Pernambuco);

– Rio Caí (Rio Grande do Sul);

– Rio Paraíba do Sul (Rio de Janeiro);

– Rio Doce (Minas Gerais);

– Rio Tamanduateí (principalmente na região da cidade de São Paulo);

– Rio Pinheiros (principalmente na região da cidade de São Paulo);

 Como evitar a poluição

. Não jogando lixo em rios, praias e lagos.

. Não descartando óleo na rede de esgoto.

. Não utilizando agrotóxicos em fontes hídricas.

. Não desviando o esgoto doméstico para córregos.

. Não construindo em regiões mananciais.

. Fiscalizando e adotando medidas corretivas às fábricas que lançam resíduos tóxicos nos rios, ou seja, reavendo se o trabalho do governo está sendo realmente feito. 

. Banindo a lavagem clandestina de barcos no mar, pois eles descartam o combustível na fonte.

. Atentando-se aos resíduos radioativos que são largados no fundo do mar.

. Tendo atenção e estando preparado para os acidentes petroleiros que derrama milhares de toneladas de petróleo na água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.