Como são formatos de nódulo no seio

Geralmente o nódulo benigno (espessamento com nodularidade) se localiza na região unilateral das mamas e não desaparece no final do ciclo menstrual. Cerca de aproximadamente 50% das mulheres têm um nódulo durante a sua vida, esse nódulo pode corresponder há algumas afecções benignas, tais como: dor mamária (Mastodinia). Essa é uma situação comum e cíclica que pode irradiar facilmente para as axilas e braços.

Outro tipo de formato de nódulo nos seios surge a partir da Displasia, geralmente a mama se torna mais dura e com a apalpação é possível notar o aspecto nodular. O Quistos também é um tipo de formato nodular das mamas, são nódulos simples contendo liquido, esses nódulos podem ser únicos ou múltiplos, sendo que a sensibilidade e o seu tamanho podem variar ao longo do ciclo.

Outro formato de nodular das mamas é o  Fibroadenoma, que é um nódulo sólido tendo contornos bastante definidos, geralmente é único e se move com facilidade no interior da mama. O Papilomas também são pequenos tumores que geralmente crescem dentro dos canais das glândulas, e por este motivo o esses pequenos tumores não são palpáveis.

O  Mastites são infecções que se situam na mama e que podem formar abcessos que geralmente se confundem com nódulos, eles apresentam calor e rubor. Como foi sitado logo acima os nódulos benignos geralmente se localizam na região unilateral, já os nódulos malignos normalmente são únicos, de limites irregulares, pouco indolores e móveis e geralmente são localizados no quadrante superior externo da mama.

Principais fatores que acometem o surgimento dos nódulos mamários:

  • Ter mais de 50 anos de idade
  • Antecedentes familiares que tiveram cancro da mama
  • Ausência de gravidez após os 35 anos de idade

Os nódulos mamários geralmente são detectáveis a partir do auto exame (tocar as mamas). Embora para que haja um diagnostico mais preciso seja necessário a orientação de um médico especializado na área, o mesmo poderá indicar o exame de mamografia, a partir deste exame é possível avaliar os contornos, a densidade e o formato do nódulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.