Brasil Blogado » Biologia » Componentes das células eucarióticas

Componentes das células eucarióticas

Veja na matéria a seguir, quais são os principais componentes das células eucariontes.

     

As células eucarióticas também pode estar sendo chamada de eucariontes e eucélulas. Elas são mais complexas do que a procariontes, apesar de terem sidas constituidas por meio delas, a cerca de 1,4 bilhões de anos, segundo alguns cientistas, porém outros ainda acham que não é possível calcular quanto tempo, que ela gastou para chegar nessa forma. Elas possuem uma membrana nuclear individualizada e também vários tipos de organelas. E todos os animais (pluricelulares) e plantas (unicelulares) são dotados da sua célula e além disso ela é constituídas pelos os seguintes componentes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. 

  • celulaMembrana plasmática:  ela é bem fina e envolve totalmente a célula. Sendo ainda a principal responsável pela troca entre as células e meio ambiente. E ela permite também, a passagem de outras substâncias com mais facilidade do que outras.  Ela possui cerca de 7 a 10 nm de espessura, estrutura trilaminar e camadas lipídicas.
  • Núcleo: ele geralmente é a maior organela, encontrada dentro da célula. Então, logo ele vai funcionar como o centro de controle dela, contendo assim o ADN, sempre limitado pela membrana. Enfim é o local, onde o material genético fica armazenado.
  • Citoplasma: ele nada mais é do que uma substância gelatinosa, onde as organelas podem estar sendo encontradas. E tais organelas, possuem funções específicas, para o metabolismo celular. E ele pode apresentar depósitos de diversas substâncias, como as seguintes: gotículas lipídicas e glicogênio. Tendo assim o espeço preenchido pelo citosol. E além disso, ele está envolvido pela membrana plasmática e também por suas diferenciações.

Enfim, pode-se dizer que a célula é um sistema aberto, pois ela contém componentes e subcomponentes que interagem uns com os outros, de maneira dinâmica e organizada e que devem ser sempre estudados detalhadamente, pois podem ser confundidos, com os seus principais componentes. Fazendo assim com que as funções trabalhem também entorno de um  único objetivo. E além desse tipo de célula existe ainda as incompletas e as procariontes, que podem estar sendo encontradas dentro do organismos umas das outras.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?