Comportamento infantil 2 anos

A disciplina deve começar a ser aplicada desde cedo. E a idade mais certa para isso é a partir dos dois anos de idade, pois é ali naquele momento em que o ser, está começando a descobrir como o mundo realmente funciona. Então não tenha medo de errar e corrigir. Da mesma maneira que você, pode errar, o seu filho também pode. Então pense bem na disciplina que irá aplicar ao próximo.

O comportamento de uma criança de dois anos é bastante agressivo, inquieto, impaciente, impulsivo e ao mesmo tempo carinhoso, meigo, alegre, delicado, chorão. Pois é, nessa época eles são praticamente um misto de emoções, pois ainda não conseguem distinguir o que realmente podem os machucar e fazer feliz.

E exatamente nessa idade em que a criança começa:

  •  A aprender a utilizar o penico

Para isso os pais tem que ter bastante paciência, pois vai acontecer da criança, não conseguir segurar por muitas vezes e acabar urinando na roupa ou na cama. Isso é bastante normal, então não ameasse o seu filho, não tire nada dele e nem o deixe de castigo, pelo feito. Muito pelo contrário, procure o incentivar. Assim, ele terá mais disposição e se sentirá a vontade de praticar o ato corretamente.

  • A falar as primeiras palavras corretamente

Pode acontecer das primeiras palavras surgirem somente a partir de um ano e alguns meses, de idade. Mas eles só irão pronunciar corretamente as palavras, a partir dos dois anos. É isso ainda pode ser bastante relativo, pois a casos de crianças do sexo masculino, não desenvolverem a fala tão rápido. Ou até mesmo de ambos os sexos terem algum problema na dicção. Então procure sempre ter calma e  repetir pausadamente, várias vezes a mesma palavra, para que ele possa estar aprendendo. E não fique irritado se caso ele fique lhe perguntando o nome das coisas ou até mesmo repetindo, pois isso é um sinal de aprendizado e evolução.

  • A descobrir as (cores, comidas e objetos)

A partir do momento em que ele começa a aprender, do que ele realmente gosta, pode ter certeza, que irá ficar repetindo aquela palavrinha a todo instante ou até mesmo pedindo, chamando, querendo. Então mais uma vez tenha paciência, explique como tudo funciona, corretamente. Só não se esqueça de olhar as coisas de uma percepção diferente, pois você está falando com uma criança e não com outro adulto. Então tome bastante cuidado com as coisas.

Por muitas vezes, as crianças podem negar a comer ou até mesmo vestir algo. Nesse momento os pais devem explicar a importância de cada alimento, objeto e roupa adequada. Procure fazer isso de uma maneira animada, delicada e até mesmo engraçada. Fazendo assim, passará confiança a ele é o fará com que faça e escolhas as coisas corretas.

  • E descobrem os seus medos 

Na maioria das vezes os medos das crianças dessa faixa etária,  são produzidos, pelos sonhos e contos de história. Mas os que mais preocupam os psicólogos, são aqueles, que os próprios pais fazem. Sem querer o pai, pode erguer a mão e dá umas palmadas ou até mesmo falar em um tom de voz mais elevado. Isso irá assustar a criança e pode traumatiza-la por muito tempo. Então sempre que for fazer ou falar algo tenha paciência. Ela é a chave para qualquer coisa nessa vida. Não é necessário, que deixe de lado, mas sim, saiba fazer da maneira correta.

Enfim, o ser humano vai estar sempre em constante aprendizado. Mas são os pequenos atos, gestos e palavras que podem mudar a vida do próximo. Seja calmo e leve, quando for cuidar de uma criança. pense como ele, assim tudo ficará mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.