Consciência ambiental

É descrito como consciência ou educação ambiental, o processo de conscientização da preservação do meio ambiente e de como pode ser utilizado os recursos naturais de forma sustentável, ou seja, que o homem use todos os meios que possuem em relação a biodiversidade, desde que não a destrua, provocando efeitos de degradação sobre ela.

Essa metodologia vem sendo inserida em todos os âmbitos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, para que haja uma contenção dos desastres naturais (como o efeito estufa e o aquecimento global) que vem acometendo o planeta nas últimas décadas por causa da grande exploração dos estoques naturais que ele possui.

O discurso ecológico é essencial nesse procedimento educacional, para que todos tenham bases fundamentais no exercer de suas tarefas, que deverão ser colocadas em prática diariamente. O conceito principal de todo esse projeto, envolve o despertar da consciência de que todos são parte do meio ambiente.

Consciência ambiental
Representação do globo terrestre.
(Foto: Reprodução)

Após o entendimento sobre a importância dessa conceituação, é possível ditar o tipo de relações que os seres humanos estabelecem entre si, com a natureza e como o respeito com o meio ambiente é relevante para a sobrevivência de todas as formas de vida.

Através dessa análise, é possível descrever a conscientização ambiental como um processo de reconhecimento de valores e conceitos, onde são objetivados o desenvolvimento de várias habilidades e modificações de ações em relação ao meio em que se vive, entendendo a importância das inter-relações entre os homens, os meios biofísicos, culturas, formas de convivência, entre outros fatores.

Com a educação ambiental é possível induzir a ética e a tomada de decisões que proporcionam gradativamente a melhora da qualidade de vida. Em decorrência disso, para que seus conceitos fossem findados e obedecidos, foi criada a A Lei N° 9.795, responsável por estabelecer os parâmetros desse discurso.

 A Conferência das Nações Unidas é um poderoso instrumento para o assunto tratado e também em relação a outros, onde todos os anos são debatidas novas táticas e soluções para a utilização sustentável da natureza. Os principais meios conscientização que vem sendo abordados na atualidade são:

  • O aumento do uso das energias renováveis;
  • A contenção da utilização dos combustíveis fósseis;
  • Controle da emissão de gases poluentes para a atmosfera;
  • Táticas para o controle do desmatamento e queimadas;
  • Aumento da reciclagem;
  • Menor poluição do solo, água e ar;
  • Preservação das espécies existentes da fauna e da flora;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.