Corrimento Vaginal com Sangue- Dúvidas e Respostas

O corrimento vaginal nada mais é do que um líquido que lubrifica a parte íntima da mulher. Ele pode estar sendo liberado todos os dias, com cerca de 4 a 6 ml em média, porém tem alguns casos que a sua quantidade é maior, e a sua coloração é diferenciada. E quando isso tende acontecer é necessário que se procure um médico, pois algo de errado esta acontecendo com organismo, pode ser desde um simples estresse, como também, uma DST- Doença Sexualmente Transmissível. No mais, vejamos abaixo, quais são os seus tipos, suas causas e tratamentos.

Tipos de Corrimentos/ Causas/ Diagnósticos e Tratamentos

Há quem pense que o corrimento é somente de cor esbranquiçada e que pareça com uma gosma, mas não é bem assim. Ele pode ser branco, amarelo, verde, marrom e até mesmo vir acompanhado de sangue, o que por sua vez, quer indicar uma possível gestação ou ainda, algum tipo de doença em meio aos órgãos associados a região íntima.

. Branco: costuma ser o normal que as mulheres liberam durante o dia-a-dia. Ele pode ser  leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco.

. Amarelo semelhante a pus

Indica que a mulher esta com gonorreia. Ele ainda pode estar vindo acompanhada de ardência e  sangramento ao urinar, dor de garganta, na parte abdominal e no abdômen, e também, durante o ato sexual. Porém, ele pode passar despercebido devido o seu tempo de duração.

O que é gonorreia? Ela é uma infecção sexualmente transmissível, sendo assim, ela pode estar sendo passada no momento da relação sexual.

Por que ela é causada? Ela é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.

Como é realizado o seu diagnóstico e tratamento?  O seu diagnóstico pode estar sendo realizado por meio do exame papanicolau, e o tratamento, deve ser realizado no casal, ou seja na mulher e em seu parceiro sexual.

. Amarelo esverdeado

Ele costuma se apresentar bolhoso, com fluido e mau cheiro. E pode indicar a tricomoníase, principalmente se a mulher tiver algum tipo de desconforto em baixo ventre e durante a relação sexual e coceira vaginal intensa.

O que é a tricomoníase? É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis.

Como ocorre sua transmissão? Sua transmissão ocorrerá por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada.

Como ela é diagnosticada e tratada?  Para que ela possa ser diagnosticada e tratada, é necessário realizar exames laboratórias e o papanicolau. E assim, que diagnosticado o mesmo, o médico poderá vir receitar antibióticos tanto de via oral, como intravaginal e também a abstinência sexual e consumo de bebida alcoólica, durante todo o período de tratamento.

O corrimento marrom é proveniente de várias coisas, por tanto, realize exames concretos.
Procure sempre por ajuda médica, quando perceber que o seu organismo esta respondendo de modo diferente.
Foto Divulgação

. Amarelo acinzentado

Ele ocorre após as relações sexuais ou menstruações, é indica vaginose bacteriana, que por sua vez, vem acompanhada de coceira, ardência, vermelhidão e inchaço da vagina e vulva.

O  que é vaginose bacteriana? É uma infecção genital causada por bactérias, tendo como principal a Gardnerella Vaginalis.

Como ocorre sua transmissão? O seu contagio pode estar sendo adquirido por meio do contato íntimo e relação sexual. Mas há quem diga que ela não é uma doença sexualmente transmissível, pois tais bactérias que podem vir aflora-lá pode ser encontrada no corpo do ser humano, sem ao menos que ele tenha tido nenhum tipo de relação com alguém que esteja contaminado.

Diagnóstico e Tratamento? Para diagnostica-la é preciso realizar exames de laboratório, como o Papanicolau, ocasionalmente, poderá ser solicitado uma cultura e talvez, testes imunológicos. E o seu tratamento é realizado à base de antibiótico, podendo ser por meio de via oral ou de uso tópico com creme vaginal ou óvulos. E  quando o estiver fazendo, pede-se para que não tenha relações sexuais e que não faça consumo de álcool ou de quaisquer  outro tipo de droga.

. Marrom ou com cor de sangue escuro

Indica que a mulher esteja com ciclos menstruais atrasados ou com menos frequência, e além disso, pode vir a ser, câncer cervical ou do endométrio e uma possível gravidez. No mais, ele vem acompanhado de dores abdominais e sangramentos.

Como ambos  podem ser identificados? Quando se encontra com os sintomas citados acima é necessário que se procure um médico, pois somente ele poderá analisar de perto dos os aspectos gerados pelo mesmo e também, saberá, quais exames pedir, dependendo de sua suspeita. No mais, poderá estar sendo realizado o papanicolau, para que se tenha certeza que não é nenhuma DST, ou infecção, e além disso, pode ser que ele venha pedir uma endovaginal, para saber como esta o endométrio e também o útero e de mais órgãos.

Como é realizado o tratamento? Essa parte só poderá ser descoberta, depois que o médico souber realmente a causa do que esta provocando o corrimento. Porém, pode-se colocar que no caso da menstruação desregulada, ele passe um anticoncepcional ou regulador. Agora, já no caso do câncer, endométrio e gestação, é necessário aguardar os exames e o parecer final do médico.

. Branco e Esverdeado

Ele pode ser espesso, com grumos semelhante a leite talhado, e vem acompanhada de inchaço, sensibilidade vulvovaginal, irritação e ardor ao redor da vulva, coceira, relações sexuais dolorosas e dor ao urinar.

O que pode provoca-lo? A infecção vaginal por fungo (cândida), também conhecida como Monoliase Vaginal.

Como ocorre seu contagio? Ela pode estar sendo adquirida por meio da relação sexual, porém, também ser encontrada dentro da flora vaginal, ou seja, o ser humano, pode ter ou adquirir o fungo, que a provoca.

Como é realizado o seu diagnóstico e tratamento? O disgnóstico é feito por meio do papanicolau, e exames de laboratório.  Já o seu tratamento, pode estar sendo realizado, com antibióticos, pomadas vaginais e cuidados simples, que serão citados logo a seguir.

Como evitar

* Deve-se evitar vestuários inadequados, como roupas apertas e de tecidos grosseiros. Dica: Prefira sempre as de tecido de algodão, ainda mais se for a peça íntima.

* Não praticar duchas vaginais.

* Não utilizar sabonetes e desodorantes íntimos.

* Manter a abstinência sexual durante o tratamento.

* Utilizar camisinha, seja  em qualquer tipo de relação sexual.

* Fazer a  higienização da área íntima de forma correta.

* Lavar corretamente as roupas íntimas, ou seja, com sabão neutro e separadamente das de mais roupas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.